PolíticaSaúde

ARTIGO. Jornalista Fritz Nunes e o jeito errado como governo trata o “coronavírus”. Ele tem suas sugestões

Medidas urgentes diante da catástrofe 

Por FRITZ NUNES (*)

Ninguém mais, afora certo líder político lunático, entende que a pandemia do coronavírus não chegou ao Brasil com muita força.

Comenta-se: que bom que o Brasil tem o SUS, com atendimento gratuito à população. Verdade. Mas neste caso será insuficiente se não tivermos leitos suficientes em hospitais. Perguntei ontem a colegas repórteres e também a um assessor parlamentar se sabiam quantos leitos de UTI temos na cidade. Eles não sabiam. Talvez hoje saibam. Eu ainda não sei.

O fato é que nós, população em geral, estamos despreparados para uma pandemia. Estamos quase como bois esperando para entrar no matadouro.

Para não ficar apenas na constatação negativa eu apresento ao menos uma ideia para debate.

A França está estatizando hospitais privados para dar conta da demanda. EUA injetando mais de 1 trilhão de dólares na economia? E nós?  O sr. Paulo Guedes liberando parcela do FGTS e antecipando o décimo terceiro. O que faremos com 500 reais do FGTS? Compramos álcool gel?

O que precisamos é de investimento estatal maciço. Precisamos que os políticos abram os hospitais prometidos. Precisamos de consciência e indignação.

Nesta segunda o governador de SP João Dória alertou que espera mais do governo federal. Ele citou que era preciso suspender o pagamento da dívida parte dos estados.

Concordo, mas vou além. É preciso rever a EC 95 que impõe um teto de gastos em áreas essenciais. É preciso rever o pagamento da dívida pública federal. Em 2019 foi 1 trilhão de reais pago aos bancos e credores privados. Por que se limita gasto orçamentário e não se limita pagamento ao sistema financeiro?

Com parte desse trilhão poderíamos construir hospitais. Comprar UTIS. Auxiliar aqueles que ficarão desempregados nesse período de quarentena sanitária.

Vamos continuar salvando os bancos e ao mesmo tempo morrendo sem atendimento?

Cada um que decida o que prefere.

(*) Fritz Nunes é jornalista profissional graduado pela UFSM

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Os comentários do Obrando parecem demais com o pensamento do Bolsonaro e de seus adeptos, qualquer semelhança é mera coincidência…. jamais branda… diga-se… a racionalidade branda bolsonarista… admitindo-se tal classe… branda bolsonarista talvez…

  2. Kuakuakuakua! A solução é B38 fazer o que o Haddad faria! Kuakuakuakuakua! Jornalistas ‘é’ um povo engraçado! Kuakuakuakua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo