Política

BASTIDORES. Jorjão, eleições, Lorena e Progressistas

PDT passará a ter dois vereadores no Legislativo de Santa Maria: Luci Duartes e Jorge Trindade. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

Está confirmado: o vereador Jorge Trindade – Jorjão (Rede) terá o PDT como destino. Devido à pandemia, não ocorrerá um ato de filiação.

“Vamos fazer direto a filiação. Ele vai me passar os dados. Na verdade, só falta lançarmos. Está tudo certo”, informa o presidente municipal da sigla e pré-candidato a prefeito, Marcelo Bisogno (PDT).

Com o reforço de Jorjão, Bisogno estipula que o partido consiga eleger, pelo menos, quatro vereadores no próximo pleito. Hoje, o PDT conta apenas com a vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) no Parlamento.

A janela para troca partidária dos vereadores será encerrada no dia 3 de abril.

 

Eleições

As eleições municipais ocorrerão em outubro? Esta é uma pergunta cujo a resposta é incerta. No domingo (22), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu o adiamento das eleições pelo Congresso. Já nesta segunda-feira (23), conforme a Folha de S.Paulo, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) levará ao Congresso uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para adiar as eleições municipais de 2020 para 2022, prorrogando mandatos de vereadores e prefeitos.

A ideia, que já é debatida há alguns dias, aparenta ter agradado o secretário de Desenvolvimento Econômico Ewerton Falk, que compartilhou a possibilidade no Facebook.

Lorena

Alguns vereadores ficaram incomodados pela ausência da vereadora Lorena Santos (PSDB) na sessão extraordinária que ocorreu na manhã de sexta-feira (20). No dia anterior, a tucana participou da reunião ao ar livre com os pastores e o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) sobre a abertura das igrejas.

Conforme a assessoria da vereadora, ela não participou da sessão por orientação médica por motivo de resguardo e prevenção, uma vez que Lorena possui mais de 60 anos de idade e faz parte do grupo de risco do vírus.

“A Lorena procura ficar sem falta na sessão sob o argumento de que o médico disse que ela não podia sair de casa. Mas na praça aglomerada (muito mais gente que 21 vereadores) ela podia…”, criticou um graúdo do Legislativo.

 

Progressistas

Embora tenham encaminhado comunicados de revogação de afastamento à Executiva do Progressistas, a volta do presidente licenciado Mauro Bakof, do 1º vice-presidente, Tomaz Bortoluzzi, e da assessora jurídica Roberta Pereira Leitão, ainda não foi confirmada pelo partido.

O retorno precisará ser analisado pelos atuais membros da Executiva, o que só deverá ocorrer após a pandemia. Dentro do PP, a volta do trio não é uma unanimidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo