Arquivo

Maio de 68. Movimento iniciado na França e que influenciou o mundo debatido também na Unifra

Não faltará discussão em torno do movimento acontecido na França, em maio de 68, e que trouxe grande influência em todo o mundo. Já noticiei aqui, ontem, a promoção da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Agora, trago o que acontecerá na Unifra. E que longe está de ser pouca coisa. Muito pelo contrário. Confira você mesmo:

 

“Movimento de Maio de 68 é revisto e atualizado na Unifra

 

Maio de 68 foi um dos mais expressivos movimentos estudantis que o mundo conheceu. Iniciado na França, em 1968, influenciou desde as revoltas contra a ditadura militar no Brasil até a primavera de Praga, na antiga Tchecoslováquia. O movimento criticava o sistema burocrático-conservador e a sociedade de consumo da época, e tinha causas como a luta pelo ócio, pela moral sexual mais livre, em busca do amor e da felicidade.

 

Em celebração aos 40 anos do maio francês, o projeto Maio de 68: e depois? prevê diversas atividades como conferências, intervenções cênicas, saraus literários e uma programação especial no Cineclube UNIFRA.

 

O cientista político italiano Giuseppe Mario Cocco, abre o projeto com a conferência Maio de 68: Poder e Resistência 40 anos depois, sobre os reflexos de Maio na sociedade contemporânea. A conferência será realizada dia 7, quarta-feira, às 19h no Salão de Atos, prédio 13 – conjunto III, UNIFRA. E dia 8, quinta, estará na Feira do Livro, Praça Saldanha Marinho, às 19h, com um bate-papo de mesmo assunto.

 

A companhia Os Saca-Rolhas faz uma intervenção cênica com Volta-Revolta,  dia 7, quarta-feira, às 18h15 no Salão de Atos – Conjunto III, UNIFRA. E dia 8, quinta, a intervenção será realizada ao mesmo horário na Praça Saldanha Marinho.

           

Mais informações em: www.maiode68.blogspot.com 

 

 

ADENDO:  Giuseppe Mario Cocco é cientista político. Formou-se em Ciências Políticas na Universidade de Pádua. É mestre em História Social pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Conservatoire National de Arts et Metiers (CNAM) de Paris. Doutor em História Social na Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Atualmente é Professor Titular em Sociologia do Trabalho da Escola de Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Editou e participou da organização de várias obras. Seu mais recente livro Glob(AL) – Biopoder e a luta em uma América Latina globalizada (Editora Record), escrito em co-autoria com o filósofo Antonio Negri, apresenta um balanço crítico da teoria da dependência na América Latina. É membro do comitê editorial das revistas Multitudes (França) e Aquapolis, Cittá d’acque (Itália). É o editor das revistas Lugar Comum (Rio de Janeiro) e GLOBAL/Brasil (Rio de Janeiro).  É participante da Universidade Nômade.”

 

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo Flavia Alli, do NUCOM – Núcleo de Comunicação do curso de Jornalismo da UNIFRA (nucom.unifra@hotmail.com), tendo o jornalista Bebeto Badke (ca.badke@terra.com.br), como professor responsável.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo