Destaque

CORONAVÍRUS. UFSM mantém aulas, mas restringe eventos e viagens. Santa Maria tem 2 casos suspeitos

Reitor Paulo Burmann, além de chancelar as medidas na UFSM, divulgou vídeo explicativo. No Hospital Universitário, visitas suspensas

A prefeitura divulgou no final de tarde mais um comunicado official. Nele (AQUI a íntegra) informa haver dois casos suspeitos (ambos em isolamento domiciliar e sob monitoramento) de coronavirus em Santa Maria. Outros três foram descartados.

Já a Universidade Federal de Santa Maria anunciou uma série de medidas restritivas, através de uma Nota divulgada também nesta sexta-feira. As aulas presenciais, no entanto, estão por enquanto mantidas. Mas viagens, por exemplo, só as “justificadamente inadiáveis”. Eventos e reuniões com público superior a 100 pessoas estão suspensos.

Para saber mais, em detalhes, do que definiu a UFSM, inclusive com um vídeo do reitor Paulo Burmann, acompanhe o material distribuído pela Assessorai de Imprensa do Gabinete do Reitor. No final do texto, outra sugestão de leitura. A seguir:

Nota da UFSM sobre Coronavírus (COVID-19)

Considerando que a aglomeração de pessoas é inerente às atividades da UFSM e tendo em vista a situação de emergência de saúde pública, bem como o plano de contingência do estado do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Maria construiu um plano de ações, integrando as orientações do Hospital Universitário de Santa Maria e dos profissionais de saúde da UFSM, que estabelece:

  1. Manutenção das atividades previstas no calendário acadêmico;
  2. Suspensão de viagens (exceto aquelas justificadamente inadiáveis, que deverão ser autorizadas pela chefia imediata e pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas), enquanto perdurar o estado de emergência;
  3. Suspensão de reuniões ou eventos com público superior a 100 pessoas;
  4. Autorização de atividades laborais e exercícios domiciliares/remotos para servidores e estudantes que retornarem de viagens internacionais, com sintomas associados ao Coronavírus (COVID-19), até o 14odia a partir da data do seu retorno, ou por 7 dias para aqueles que não apresentem sintomas, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Casos comprovadamente suspeitos de COVID-19 (mediante atestado médico), independente de viagem internacional, também serão submetidos ao mesmo regime;
  5. Utilização, se necessário, dos ambientes virtuais para as atividades acadêmicas, já regulamentada pela UFSM;
  6. Os restaurantes Universitários continuarão atendendo seus usuários, com a expressa recomendação de cuidados em relação à higiene de mãos e utensílios.

A UFSM recomenda ainda:

  1. Manter ambientes ventilados, com janelas abertas;
  2. Evitar sair de casa quando estiver com sintomas respiratórios e, se necessário, utilizar máscara;
  3. Quando estiver sem máscara, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar. Utilizar lenço e descartá-lo em seguida ou usar a parte interna do braço;
  4. Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou com álcool gel;
  5. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higiene prévia das mãos;
  6. Evitar contato físico com pessoas sintomáticas (aperto de mãos, chimarrão, compartilhamento de objetos);
  7. Buscar orientação médica, mesmo assintomático, caso tenha viajado para áreas onde circula o vírus ou tenha tido contato com caso suspeito ou confirmado;

O atendimento, preferencialmente, deve ser realizado nas unidades básicas de saúde e pronto atendimentos municipais, ficando o HUSM como referência para casos graves.

A Moradia Estudantil da UFSM tem a cobertura de um plano de contingência, com profissionais da área, desde o mês de janeiro, com reforço a partir do início do semestre letivo.

O Comitê UFSM de Gestão da Crise do COVID-19 monitora a comunidade acadêmica e está preparado para orientar possíveis casos suspeitos identificados. Além disso, as equipes de limpeza das áreas da Universidade serão orientadas com medidas específicas de higienização.

Os membros do comitê reavaliam o cenário periodicamente (3-4 vezes ao dia) e o plano pode ser modificado conforme o cenário epidemiológico. 

É fundamental compreender que os cuidados com a higiene e a limpeza são de responsabilidade de todos e todas.

A fim de reduzir a insegurança e evitar pânico, recomendamos seguir orientações oficiais, considerando o volume de especulações e notícias falsas que circulam sobre o assunto…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

“Por precaução, HUSM suspende visita a pacientes e outras atividades” (AQUI)

Confira, abaixo, vídeo gravado pelo reitor Paulo Burmann, acerca das determinações da UFSM:

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Pessoal ainda não digeriu ainda o problema do vírus. Santa Maria tem algo como 6% da população acima de 60 anos. Com população de 280 mil são 16800. Fora o resto da região. Se 3% ficarem ‘mal’, são 504 leitos de UTI. Num destes surtos de Ebola na África segundo dizem morreu mais gente de complicações no parto e da malária do que da doença em surto.
    Por isto que se deve evitar o ‘o mundo vai acabar, mas não precisa entrar em pânico’. Grande parte da população não sofrer nenhum efeito mais sério. Na próxima epidemia volta o ‘o mundo vai acabar’ e parte destas pessoas não vai dar a mínima.
    Do meu ponto de vista qualquer um que politize o assunto é um completo imbecil, não importa qual a ideologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo