Destaque

ELEIÇÕES. Em poucas horas, Santa Maria escolherá o prefeito. Ou decidir por 2º turno. Veja os 8 candidatos

eleições candidatos a prefeitoSão 213 candidatos a vereador (confira AQUI a lista, na íntegra, com nome e número) e oito candidatos a prefeito, que disputam, a partir das 8 da manhã, os votos de 203.043 santa-marienses habilitados a ir às urnas.

O portal G1, das Organizações Globo, além de um pequeno texto, apresenta todos os concorrentes a governar Santa Maria a partir de 1º de janeiro. A decisão pode ser neste domingo, se um deles obtiver 50% mais um dos votos válidos. Isso é bastante improvável. Melhor, mesmo, contar com o segundo turno, a ser disputado dentro de quatro semanas pelos dois primeiros colocados.

Valde conferir o material do G1, com imagem feita através de montagem sobre fotos de Divulgação. A seguir:

Conheça os oito candidatos à Prefeitura de Santa Maria

… Oito candidatos concorrem à Prefeitura de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, na eleição deste ano, que tem o primeiro turno marcado para o próximo dia 2 de outubro. Esta será a primeira vez que a cidade pode ter segundo turno no pleito municipal, já que o total de eleitores ultrapassou a marca de 200 mil.
A cidade é considerada o quinto maior colégio eleitoral do estado, com 203.043 mil votantes. Neste ano, 20% deles vão se identificar por meio da biometria, o que representa mais de 41 mil pessoas. Além disso, o eleitorado é composto por mais mulheres (54%) do que homens (46%).
G1 apresenta abaixo os oito concorrentes ao pleito de domingo (2). A publicação segue o critério da ordem alfabética.

Alcir Martins (PSOL)
Vice: Israel Tischler

Alcir Martins tem 36 anos e atualmente é membro eleito do Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também é servidor técnico em assuntos educacionais. Nasceu em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e se mudou para Santa Maria em 2010.
É graduado em História, fez licenciatura curta em Estudos Sociais e cursou mestrado em Ciências Sociais na UFSM. Foi dirigente do Diretório Acadêmico na faculdade e presidente da Associação de Skatistas de Uruguaiana (ASU). Também foi coordenador da Associação dos Funcionários de Santa Maria (ASSUFSM). Foi professor na rede estadual de educação e na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE). Em 2008, foi suplente de vereador em Uruguaiana.

Fabiano Pereira (PSB)
Vice: Magali Marques da Rocha

Fabiano Pereira tem 43 anos. Iniciou sua militância na Pastoral da Juventude e no movimento estudantil. Foi presidente da União Santa-mariense dos Estudantes e secretário-geral da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – período em que residiu em São Paulo e ajudou a liderar o movimento Fora Collor.
De volta a Santa Maria, iniciou os estudos na faculdade de Economia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e passou a atuar no movimento comunitário. Em 2000 foi eleito vereador na cidade e, em 2001, assumiu a Secretaria Municipal da Saúde. Em 2002, elegeu-se deputado estadual e, no final do mandato, foi presidente da Assembleia Legislativa. Em 2006, foi reeleito deputado estadual. Em janeiro de 2011, assumiu a Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos.

Jader (Solidariedade)
Vice: Comandante Adão Lemos

Jaderson Toledo Maretoli tem 31 anos e é o mais novo a disputar o cargo de prefeito na cidade. Nasceu em Itaqui, onde aprendeu a ser pedreiro com o pai, e tem sete irmãos. Mudou-se para Santa Maria em 2000. Ingressou na Base Aérea de Santa Maria e fez um curso à distância em Gestão Pública. Também iniciou a graduação em Administração, mas não concluiu a faculdade.
Atualmente é empresário, pastor e palestrante motivacional. Há cinco anos trabalha com projetos sociais voltados para dependentes químicos e projetos de prevenção às drogas. Já foi coordenador do FGTAS/Sine local. Em 1999, filiou-se aoPTB, e em 2015 ingressou no Solidariedade.

Pozzobom (PSDB)
Vice: Cechin

Santa-mariense, tem 46 anos. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é casado e pai de duas filhas.
Em 2000, Pozzobom começou sua carreira na política como suplente de vereador em Santa Maria. Em 2004 elegeu-se vereador e, em 2006, concorreu a Câmara Federal, ficando na suplência. No governo de Yeda Crusius foi secretário-geral adjunto do estado de Saúde e assessor especial da governadora. Em 2009, foi secretário municipal de Assistência Social em Santa Maria e, em 2010, foi secretário municipal de Integração Regional e Relações Institucionais de Santa Maria.

Marcelo Bisogno (PDT)
Vice: Ewerton Falk

Marcelo Zappe Bisogno é radialista e tem 41 anos. É natural de Porto Alegre, mas foi morar em Santa Maria com 6 meses e hoje considera-se santa-mariense. Começou a carreira política no movimento estudantil da cidade.
Por duas vezes foi vereador em Santa Maria, em 2001 e em 2012 – e em 2013 foi presidente da Câmara de Vereadores da cidade. De 2005 a 2006 foi assessor especial do secretário estadual de Educação, José Fortunati. Também ocupou o cargo de secretário municipal de Juventude, Esporte, Lazer, Idoso e Criança, em 2007, e também de secretário municipal de Controle e Mobilidade Urbana, em 2012.

Paulo Weller (PSTU)
Vice: Alda Olivier

Sergio Weller tem 47 anos e nasceu em Ijuí, mas mora em Santa Maria desde 1989. É formado em história pela Universidade Federal de Santa Maria. Começou sua trajetória política no movimento estudantil.

Ingressou no PT em 1989, impulsionado pela candidatura de Luis Inácio Lula da Silva. Descontente com a sigla, deixou o partido e fundou o PSTU em Santa Maria em 1994. É presidente municipal e da direção estadual do PSTU. Além disso, é militante de movimentos sociais, principalmente da educação.

Valdeci Oliveira (PT)
Vice: Helen Cabral

Valdeci Oliveira é santa-mariense e tem 59 anos. É metalúrgico e a vida política começou por meio dos movimentos sindical e comunitário.

Em 1988, elegeu-se vereador em Santa Maria, sendo reeleito em 1992. Também foi deputado federal duas vezes e prefeito de Santa Maria por dois mandatos, entre 2001 a 2008. Atualmente, é deputado estadual reeleito e é o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Werner Rempel (PPL)
Vice: Coronel Crisóstomo

Werner é médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi líder estudantil e dos médicos-residentes da UFSM.
Já foi cinco vezes vereador e três vezes presidente da Câmara Municipal. Também já foi vice-prefeito de Santa Maria, quando acumulou as funções de secretário-geral de governo, secretário de Finanças, coordenador geral das festividades dos 150 anos da cidade e coordenador geral dos projetos da primeira fase do PAC. Também foi atleta de voleibol.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo