Política

LULA MINISTRO? As seis razões por que experiente analista entende que a nomeação “faz todo o sentido”

Dilma estaria aguardando telefonema de Lula e este diria “sim” ao convite. (foto Arquivo)
Dilma estaria aguardando telefonema de Lula e este diria “sim” ao convite. (foto Arquivo)

Antes que as patrulhas se manifestem, leiam a minha própria opinião sobre a eventual ida de Lula ao Ministério. Tratei disso, no Feicebuqui, neste pouste: AQUI.

Dito isto, vale conferir a opinião e a análise de Paulo Nogueira, experiente jornalista com passagens por comandos de redação (inclusive Veja e Época, da qual foi o primeiro editor chefe), e que tem uma posição bastante diferente, crê este editor, da média das que são conhecidas na mídia. Confira e faça teu próprio juízo:

6 razões pelas quais Lula no Ministério faz todo o sentido

O governo Dilma sai da defesa. Desde o primeiro dia de seu segundo mandato, Dilma vive sob ataques incessantes da tríade sinistra mídia-oposição-justiça.

O objetivo é derrubá-la. Um fato novo e relevante como ter Lula em sua equipe mostra que Dilma está disposta a lutar pelo seu mandato em vez de esperar que a espremam até a última gota.

Lula leva ao governo uma capacidade de articulação política que Dilma e seus comandados jamais tiveram.

O que falta a Dilma em capacidade – e paciência – de fazer política sobra em Lula. Se há alguém capaz de devolver a capacidade de governança do governo, por meio de articulações políticas, é Lula.

Toda a mídia está criticando.

Brizola dizia que era fácil tomar uma decisão a respeito de coisas da política no Brasil. Se a Globo é a favor, dizia ele, você deve ser contra. Neste caso, não é apenas a Globo – mas todas as empresas jornalísticas. Convém para elas que Lula continue acuado, à mercê das arbitrariedades de Moro, dos promotores de São Paulo e de juízes em geral.

É um sinal de que Lula enfim percebeu que não dá para jogar como cavalheiro contra adversários inescrupulosos e desleais.

Desde que chegou ao poder Lula agiu com um republicanismo que seus oponentes jamais tiveram. FHC nomeou juízes partidários como Gilmar Mendes para o STF e um procurador-geral que engavetou qualquer processo que embaraçasse seu governo. Manteve a Polícia Federal sob controle.

Lula quis inovar, e acabou se dando mal. Em nome do republicanismo, manteve até as verbas de publicidade  multimilionárias para empresas de mídia interessadas em destruí-lo. Para ver a conduta dos adversários, basta analisar a atitude de políticos como Aécio e Alckmin: dinheiro, só para amigos.

Lula escapa da perseguição de Moro.

O juiz Sérgio Moro já deixou claro que o real objetivo da Lava Jato, longe de ser erradicar a corrupção, é prender Lula e massacrar o PT.

Moro, em sua soberba enceguecedora, sequer se dá conta do ridículo que é dizer que não tem motivações partidárias num evento promovido pelo líder tucano João Dória.

Lula demonstra não ter perdido a capacidade de arriscar.

Pode ter errado? Pode. Toda manobra ousada por dar errado. Mas pior que tudo, a esta altura, é ficar parado. Como diz o célebre adágio, antes morrer de pé do que de joelhos.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. A grande e definitiva verdade: atualmente, é essa a única forma de Lula adiar a sua prisão; ganhar tempo e sair da linha de ação das garras do Moro, que tem unido todas as "peças malfeitosas" a partir da operação Lava Jato; mudar o foro de julgamento para o STF, que pode se "esquecer" de fazer justiça e fazer julgamento político, onde o Lula tem mais chances de sair ileso, mesmo com evidências de atos criminosos ou ilegais, pois a maioria dos ministros foi indicada pelo PT. Se o relator de qualquer ação jurídica contra o Lula for indicado o Toffoli, por exemplo, as decisões tomadas poderão ser um vexame mundial devido à vinculação partidária/ideológica do tal ministro com o PT.

    Estamos vivendo um momento muito importante do Brasil, que será um grande divisor de águas. Há apenas dois caminhos: a Justiça penalizar realmente a todos (de todos os partidos) que se envolveram em ilegalidades e atos criminosos, doa a quem doer, ou virar a maior pizza (piada) do mundo, protegendo "tubarões" de alguns partidos via julgamento político.

  2. Desmontando os 6 motivos:
    1 – O governo Dilma sai da defesa. ERRADO. VAI ENTRAR MAIS AINDA NO FOCO, COMO JÁ OCORREU HOJE COM MERCADANTE.

    2 – Lula leva ao governo uma capacidade de articulação política que Dilma e seus comandados jamais tiveram.
    ERRADO. LULA FALA BEM, MAS COMO ESTÁ SENDO INVESTIGADO MUITOS PROCURARÃO NÃO SER ASSOCIADOS A ELE NESTE MOMENTO.

    3 – Toda a mídia está criticando.
    ERRADO. HÁ DOIS POLOS DE MÍDIA. UM CRITICA E OUTRO DEFENDE.HÁ VEÍCULOS ALINHADOS COM O GOVERNO E O PT.

    4 – É um sinal de que Lula enfim percebeu que não dá para jogar como cavalheiro contra adversários inescrupulosos e desleais.
    É POSSÍVEL QUE LULA ESTÁ ENVOLVIDO NA MORTE DE CELSO DANIEL. NO ACORDO PARA MARCOS VALÉRIO CALAR A BOCA. NA TENTATIVA DE CERVERÓ CALAR A BOCA. ENTÃO ELE NÃO É CAVALHEIRO NEM JOGA LIMPO.

    5 – Lula escapa da perseguição de Moro.
    ERRADO. MORO É JUÍZ E APENAS JULGA INQUÉRITOS E AUTORIZA BUSCAS ETC. QUEM ESTÁ CAÇANDO LULA É O MP, E DESTE LULA NÃO ESCAPA.

    6 – Lula demonstra não ter perdido a capacidade de arriscar.
    LULA ESTÁ PERDIDO, ACUADO COMO ELE MESMO DISSE "UMA JARARACÁ NA QUAL PISARAM NO RABO". É UM ATO DE DESESPERO E NÃO DE ARRISCAR.

    ENFIM: COM LULA NO MINISTÉRIO, O OLHO DO FURACÃO QUE ESTAVA EM CURITIBA, PASSA PARA BRASÍLIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo