Destaque

POLÍTICA. Legislativo deve R$ 634,8 mil à Receita Federal. Uma força-tarefa tenta suspender cobrança

Dívida da Câmara é referente a um auto de infração da RF sobre multa de possível recolhimento de um índice previdenciário em desacordo

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

A Receita Federal do Brasil cobra da Câmara de Vereadores de Santa Maria uma débito previdenciário de R$ 634.859,76. A dívida diz respeito a um entendimento de que a Câmara deveria recolher entre 2014 e 2016 uma alíquota de acidente previdenciário e teria recolhido outra.

Conforme o presidente da Casa, Adelar Vargas – Bolinha (MDB), a Câmara foi notificada em dezembro de 2017 a respeito do auto de infração e, em janeiro de 2018, fez a impugnação.

“A impugnação foi julgada pela Delegacia da Receita Federal de Santa Maria, em outubro de 2019, que cientificou a Câmara, em novembro, acolheu parcialmente e abriu prazo para recurso quanto ao valor restante”, explica Bolinha.

O prazo seria de 30 dias e terminou no final do mês de dezembro.

“Quando assumimos a Presidência, identificamos que o processo estava parado internamente, sem encaminhamento de solução”, afirma.

O emedebista, então, determinou o início de um estudo técnico para debater o assunto. Na sexta-feira (28), a Câmara apresentou uma manifestação de inconformidade à decisão da Receita Federal de Santa Maria (uma espécie de recurso) para a Delegacia Regional da Receita Federal, em Porto Alegre.

“Ocorre que, ainda, o Município foi notificado pela Receita da pré-inclusão no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal), pois a situação da Câmara é de devedora e, se nada for feito em 75 dias, confirma-se a situação. Estamos fazendo uma força-tarefa jurídica entre a Procuradoria da Câmara e do Executivo para tentar suspender a cobrança e evitar este pagamento, inclusive, se necessário, via judicial”, comenta Bolinha.

Após o estudo jurídico, se forem identificadas negligências e omissões, será determinada a abertura de um processo de sindicância para apurar quem deu causa a possível falha de não ter sido apresentado recurso.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Gosto deste tipo de notícia, a “casa” que aponta problemas, reclama, TAMBÉM comete erros.
    Vivemos tempos onde todos erram e acabam perdoando uns aos outros.
    Estava na hora de um gestor assumir e PAGAR o que deve. Depois avaliar quem errou e, internamente, ver o foi feito, não feito ou omitido e tomar providências.
    Para proteger erros internos acabam entrando com recursos.
    Erros acontecem e devem ser pagos, mas vivemos a indústria do recurso, do prazo, da enrolação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo