EstadoPolíticaPrefeituraSaúde

SAÚDE. Estado e Prefeitura anunciam R$ 7,2 milhões para adequar a estrutura do Hospital Regional de SM

Estado, em reunião do governador e vice, com Pozzobom e a secretária Anita, confirmou também a mais cinco leitos de UTI no HUSM

Por MANUELA VASCONCELLOS e MAURÍCIO ARAÚJO (com foto de Divulgação/Palácio Piratini), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A fim de preparar ainda mais Santa Maria e a região para o enfrentamento do coronavírus em caso de confirmações de pacientes com a doença, o prefeito Jorge Pozzobom se reuniu, nesta quarta-feira (18), com representantes do Governo do Estado.

Na oportunidade, o Governo do Estado e o Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) assinaram um convênio, na presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, garantindo o repasse de R$ 7,2 milhões de recursos públicos que irão viabilizar adequações na estrutura física do Hospital Regional de Santa Maria.

Ainda, com a intervenção do chefe do Executivo, o Hospital Universitário de Santa Maria também passará a contar com o dobro de leitos de UTI para atender pacientes com COVID-19. Também participaram do ato, o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivan, e o deputado estadual e líder do Governo, Frederico Antunes.

“Isso demonstra que o Estado está sensível às solicitações de Santa Maria, fazendo com que o Município garanta atendimento digno e de qualidade para pessoas diagnosticadas com o COVID-19. Ainda, desde o começo desta pandemia, a Prefeitura tem trabalhado intensamente para garantir medidas de prevenção ao vírus e de orientação e cuidado com as pessoas”, reforçou o prefeito Jorge Pozzobom.

As adequações no Hospital Regional de Santa Maria são necessárias para a compra de equipamentos e para a instalação de leitos clínicos – neste primeiro momento – e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na instituição. A ideia, conforme o Governo do Estado, é agilizar o processo para que esses leitos estejam disponíveis, entre maio e junho, para atender pacientes que venham a se contaminar com COVID-19, e incluir o Regional de Santa Maria no Plano Estadual de Contingência para Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

“O Hospital Regional é uma prioridade do Governo do Estado, sendo de extrema importância para Santa Maria e para o Rio Grande do Sul. Temos que destacar, acima de tudo, o empenho do prefeito Jorge Pozzobom para que a instituição abra os leitos o mais rápido possível”, disse o governador Eduardo Leite.

MAIS LEITOS PARA O HUSM

Ainda, a partir da intervenção direta do prefeito Jorge Pozzobom, outra importante iniciativa foi confirmada pelo Estado. Foi dobrado o número de leitos de retaguarda para o tratamento intensivo de diagnosticados com o coronavírus, ou seja, foi confirmada a destinação de mais cinco leitos no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Na terça-feira (17), o Estado havia incluído a instituição no Plano de Contingência, garantindo cinco leitos ao hospital. Agora, ao todo, a instituição contará com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para atender pacientes diagnosticados com COVID-19.

“Essas iniciativas se fazem importantes neste momento porque estamos projetando cenários, preparando o Estado para o enfrentamento desta doença que tende a se alastrar ainda mais nos próximos meses”, explica a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Anunciar até eu anuncio. Quero ver pingar os trocos. Se Cladistone acha que vai ganhar votos só com anúncios está ralado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo