CampanhaEleições 2010EstadoPesquisa

ESTADO. Decisão do pleito se dará no interior, onde há número maior de indecisos

A afirmação aposta neste título é, dirá algum, perigosa. Talvez. Mas pelo menos tem fundo científico, e não necessariamente político. O fato é que, conforme as pesquisas de intenção de voto já divulgadas, está fora da capital (não necessariamente longe) o maior contingente de eleitores ainda sem definição de foto.

São, segundo a última pesquisa do Vox Populi, algo como 1,3 milhão de eleitores. Ou aproximadamente15% do total habilitado. Se você descontar (e aí o juízo é claudemiriano) 20%, entre nulos, brancos e abstenções, você terá alguma coisa parecida com um milhão de votos. Se isso não for decisivo, sei lá o que poderá ser.

Ah, sobre a questão, vale muito a pena ler material publicado nesta quint-feira no ótimo jornal eletrônico Sul21.  A reportagem é de Igor Natusch. Acompanhe:

Maior percentual de indecisos está no interior do estado

Eles são, segundo a última pesquisa do Vox Populi, mais de 13,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, esse grupo soma cerca de 1,3 milhão de pessoas, em um grupo de pouco mais de 8 milhões de eleitores. São os indecisos, pessoas cuja escolha pode, em tese, mudar o destino das eleições. Para conquistá-los, os candidatos fazem todo o tipo de esforço, desde investimentos milionários em propaganda a longas viagens para uma conversa e um aperto de mão. Nos últimos dias, essa maratona se intensifica, e as grandes estrelas da eleição passam a ser todos aqueles que ainda não decidiram quais números vão clicar diante da urna eletrônica, em 3 de outubro.

Magrit Sauer, socióloga e diretora do instituto de pesquisas Methodus, traça um perfil do eleitor indeciso no Rio Grande do Sul. Segundo o Methodus, os indecisos são, em sua maioria, mulheres de até 35 anos, que ganham até R$ 5 mil por mês e cursaram até o ensino médio. Para a socióloga, a maioria dos que ainda não sabem em quem votar é formada por “mulheres jovens, da classe C, com pouca escolaridade”. Magrit acrescenta que o maior percentual de indecisos está no interior do estado. “Essas pessoas têm pouco interesse em se inteirar de questões políticas. É um assunto muito distante para elas, estão preocupadas com outras coisas”, argumenta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tanto é verdade que a YEDA centrou fogo na propaganda do medo…tentaram assustar com a volta das invasões de terra pelo MST, fizeram um desfile de aparições de lideranças extremamente conservadoras como Tarso Teixeira de São Gabriel.
    Sei lá se pega, o interiror é muito conservador,mas todo mundo sabe que o Tarso Genro é um democrata e jurista, portanto a constituição vai ser espeitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo