EconomiaPrefeituraSaúde

AGLOMERAÇÕES. Força-tarefa de fiscalização vê a situação em 31 lotéricas e bancos. Duas notificadas

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, reafirmando o compromisso de garantir a segurança da população em meio à pandemia de coronavírus, desencadeou uma operação de fiscalização entre a manhã e a tarde desta quarta-feira (8) visando agências bancárias e lotéricas nos bairros Medianeira, Dores, Centro, Tancredo Neves, Pinheiro Machado e Nova Santa Marta. Os servidores buscavam apurar suspeitas de aglomeração de pessoas, principalmente devido à formação de filas em frente aos estabelecimentos.

No total, 31 agências e lotéricas foram inspecionadas. Do total, uma agência foi notificada e outra foi autuada, podendo ser multada em até R$ 16.915,88. As duas por não intervirem nas aglomerações de pessoas em via pública. Devido às filas, é necessário que haja um controle relativo à quantidade de pessoas e distância mínima entre elas, além dos cuidados com a higiene.

Conforme explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, uma das agências, que é do Itaú e fica na Avenida Rio Branco, no Centro, não corrigiu o indicado na notificação que houve terça (7), então, nesta quarta, foi lavrado um auto de infração, que poderá significar multa ou não, dependendo do andamento do processo e da resposta ao direito de defesa.

Além da agência do Itaú, que sofreu o auto de infração, a outra foi só notificada por estar em desacordo com o Decreto Executivo que dispõe das formas com que os estabelecimentos bancários podem funcionar (saiba mais abaixo). O Executivo Municipal enfatiza que a abordagem inicial é no sentido de orientação. Caso a desobediência ao decreto se repita, há a medida punitiva, como a notificação e, em caso de reincidência, multa. Assim, caso a agência notificada reincida na irregularidade, poderá enfrentar um auto de infração também.

A força-tarefa é formada por Guarda Municipal, Superintendência de Fiscalização, da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, e Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde.

O decreto

O Decreto Executivo reforçou as restrições para o funcionamento de estabelecimentos de qualquer natureza. Além disso, mais de 20 viaturas de órgãos de segurança estão nas ruas para orientar e conscientizar a população quanto à necessidade de permanecer em casa e só sair para o estritamente necessário. Esses veículos estão equipados com aparelhos de som.

Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153 e (55) 99217-8122 (somente WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias. Para informações sobre…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo