EstadoMinistério PúblicoSaúde

COVID-19. Governo do Estado suspende o contrato firmado com agropecuária de Pelotas para fazer testes

Questionado desde a semana passada, pelo Conselho Regional de Farmácia, contrato com a agropecuária pelotense agora está suspenso

Da redação do Correio do Povo, com foto de Reprodução/Facebook

O governador Eduardo Leite anunciou, em coletiva por videoconferência nesta sexta-feira, que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) suspendeu o contrato para testes de coronavírus junto a uma agropecuária de Pelotas. A decisão se deu um dia após o Ministério Público do Estado INGRESSAR com uma ação para o encerramento do contrato firmado no dia 6 de abril com a M&S Produtos Agropecuários Ltda – a primeira empresa a ser contratada fora da estrutura pública, para a realização de testes à Covid-19. A contratação ocorreu sem licitação, baseada na lei 13.979/2020 que dispõe da aquisição de bens, serviços e consumos destinados ao enfrentamento do coronavírus.

“Está suspenso o contrato com o laboratório até que tudo esteja esclarecido para o MP, para o próprio judiciário. A nossa intenção é agilizar exames e diagnósticos. Se esse contrato gera algum tipo de dúvida e receio, estamos suspendendo esse contrato e vamos trabalhar com os exames que são feitos dentro da capacidade do nosso Laboratório Central, que consegue fazer em torno de 300 exames diários até aqui, e nestes convênios que estamos firmando com as universidade”, apontou Leite.

Em entrevista, o chefe do Estado disse que o governo segue investindo na parceria com as universidades federais para ampliar a testagem ao Covid-19. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) já realizou 24 dos 500 exames previstos na primeira fase de parceria. Destes, apenas uma coleta apontou resultado positivo ao coronavírus, reportou Leite. A partir de hoje, o laboratório da Ufrgs passa a receber todos os exames da 2ª Coordenadoria Regional da Saúde do RS.

O mesmo modelo de parceria entre universidades e o governo estadual está em fase de estudo e implantação na Faculdade de Saúde de Porto Alegre, com a Universidade Federal de Santa Maria e com a Universidade de Santa Cruz do Sul. A proposta do governo é que cada instituição de ensino receba a demanda de uma coordenadoria de saúde, a qual está vinculada.

Para conferir a “live” do governador, clique abaixo:

 

Flexibilização de restrições às regiões Metropolitanas

Durante coletiva à imprensa por videoconferência, nesta sexta-feira, o governador Eduardo Leite se manifestou em relação a flexibilização nas restrições ao setor econômico que concedeu à região metropolitana da Serra, na última quinta-feira. “Não alterei por uma recuo de pressões, mas porque houve uma manifestação, por unanimidade, de 14 prefeitos que integram a região”. Segundo Leite, o governo ficou temerário de uma “situação de descontrole” diante do coronavírus se optasse pela abertura seletiva dentro da própria região. “Porque podia um prefeito entender de uma forma e o vizinho de outra e, neste conflito, poderíamos ter uma situação de descontrole diante do coronavírus”, explicou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo