Cultura

HUMOR. O crescimento do “stand up”. Tá, e por aqui?

João Martins e um gênero de comédia que já apresenta crescimento no país inteiro. Em Santa Maria ainda faltam espaços, é a queixa

Por LEONARDO MACHADO MARTINS (com foto de Arquivo Pesoal), Especial para o Site (*)

O stand up vem crescendo e tomando conta do cenário brasileiro nos últimos anos. A comédia passou a ser levada a sério e os shows nos dias de hoje já contam com bares e teatros lotados ao redor do Brasil. “Stand up comedy” é basicamente uma apresentação de humor que teve suas origens nos Estados Unidos.

O nome mais conhecido atualmente no cenário brasileiro é Thiago Ventura, que através da internet e dos shows, acabou conquistando muitos fãs ao redor do país. O comediante já conta com mais de 3 milhões de seguidores na plataforma do Instagram.

No Rio Grande do Sul a cena da comedia ainda está caminhando, porém, com um crescimento enorme, pois já conta com alguns lugares de shows específicos. Na cidade de Canoas é possível encontrar o Buteco Comedy, que é o primeiro bar de comédia aqui do estado, atraindo a atenção dos principais humoristas do país. Entre os que já tiveram passagens pelo bar, pode-se citar nomes como Thiago Ventura e Patrick Maia.

Em Santa Maria, a cena do stand up ainda é muito pequena. Segundo o humorista João Martins, o que realmente falta para a cidade é alguém abraçar a idéia e começar um projeto. “Santa Maria tem tudo para dar certo, a questão é que a cidade tem um número expressivo de habitants. Um exemplo é o show do Afonso Padilha, que contou com 1.200 pessoas”.

O estudante Pablo Milani relatou um pouco sobre o seu gosto pelo stand up. “Eu sempre gostei da comédia, sempre que posso frequento os shows aqui em Santa Maria”.

O stand up comedy caminha a passos largos para consolidar-se de vez no Rio Grande do Sul, e acaba chamando atenção de muitas pessoas que não conhecem o gênero. Para quem curte comédia, o stand up é uma boa alternativa para quem pretende sair à noite, pois a garantia de diversão e risadas é certa.

(*) Leonardo Machado é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo