ComportamentoSaúde

ACUPUNTURA. Uma terapia com agulhas que, fala quem a defende, alia bem-estar físico com emocional

Além de tratar problemas de saúde, a acupuntura também é uma grande aliada na busca pela beleza, entende e explica a acupunturista

Por VALÉRIA AUZANI (com foto de Mariele Missau/Arquivo Pessoal), Especial para o Site (*)

De origem chinesa, a acupuntura é uma terapia que consiste na aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo. Desde 1995, a técnica é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina. Você sabia? Essa terapia trata problemas emocionais e também doenças físicas,  tomando como base que o corpo humano é composto de energia, que são várias regiões chamadas de meridianos.

A acupunturista e fisioterapeuta Mariele Missau explica que a terapia alivia e trata diversas patologias, dores agudas e crônicas – como enxaqueca, fibromialgia, dores na coluna, doenças reumatológicas, entre outras. Além disso, possui ação ansiolítica (calmante), auxilia no tratamento da insônia, estresse, depressão, irritabilidade e síndrome de abstinência. Trata também de problemas respiratórios como asma, bronquite, rinite e melhora da imunidade.

O tratamento é utilizado para restabelecer o equilíbrio do corpo – pois se o fluxo dessa energia estiver desequilibrado a dor e o cansaço, por exemplo, são alguns dos problemas que as pessoas possam vir a ter. Segundo Mariele que trabalha há mais de 15 anos com acupuntura, “na maioria das vezes a pessoa fica deitada de 15 a 25 minutos com as agulhas, que são descartáveis. Ao terminar o tempo, as agulhas são retiradas e as mudanças e melhoras podem ser sentidas pela pessoa tanto imediatamente como apenas após alguns dias.”

Há diversos tipos de acupuntura, como por exemplo a auricular, para tratar doenças físicas e emocionais, com ou sem agulhas sendo aplicadas em pontos nas orelhas. Outro tipo é a estética, que é feita com agulhas na região da cabeça, face e pescoço para melhorar a elasticidade da pele, estimular a produção de colágeno, combater as rugas e até a gorduras localizadas.

De acordo com Mariele, quando o rosto é tratado na acupuntura, também se estará cuidando do físico, emocional e na recarga das energias. “Na estética facial tem sido usada com o objetivo de melhorar a oxigenação, a circulação local, o metabolismo, a sustentação da pele, trabalhar os músculos faciais e diminuir a acne e excesso de oleosidade. Na Acupuntura, a face é uma das principais partes do corpo a serem avaliadas, porque é nela que podemos descobrir os desequilíbrios energéticos em determinadas partes do corpo”, comenta a acupunturista. Há ainda outras como a acupuntura para emagrecer e a eletroacupuntura.

Como a técnica pode ser usada apenas para o bem-estar, qualquer pessoa pode fazê-la. Mulheres grávidas também podem, pois reduz os efeitos das variações hormonais. A profissional menciona que o tratamento é seguro, possui diversas vantagens e é indicado para pacientes de todas as idades. Os efeitos aparecem desde a primeira sessão e que não há contraindicação ao procedimento, portanto, após a aplicação das agulhas, a(o) paciente pode voltar às atividades normalmente e, inclusive, pode usar maquiagem.

(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo