IMPRESSA. Na edição desta quarta, o papel das redes sociais da internet no debate político. Sim, aumentou
Por JOSÉ MAURO BATISTA (interino)
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta, 19 de abril, no jornal A Razão:
As redes sociais e o seu papel no debate político
Ninguém pode negar a importância das redes sociais nos tempos de hoje. A chamada Primavera Árabe, que sacudiu Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein entre o final de 2010 e 2011, foi organizada via redes sociais, entre elas o Facebook. No Brasil, a mesma ferramenta teve papel fundamental na convocação de grandes manifestações de rua em junho de 2013, que também ocorreram em Santa Maria. De lá para cá, os protestos, que inicialmente tinham foco em aumentos de passagem de ônibus e depois contra a corrupção, se diluíram em várias formas. O que antes pareceu ser um Brasil unido contra a corrupção sistêmica se dividiu claramente em dois lados. Um que defende o impeachment da presidente da República e outro que acusa a existência de um pretenso golpe institucional no país. O fato é que as redes sociais se tornaram arenas em que posições cada vez mais apaixonadas, de ambos os lados, caminham para os extremos. E aí não é bom. A razão perdeu para a paixão, repita-se, em ambos os lados. E política não se faz só com paixão. Muito menos com ofensas, ódio e intolerância.
A ESTRATÉGIA…
Na tarde de segunda-feira, duas manifestações pró-Dilma ocorreram na cidade. Uma na Praça Saldanha Marinho, que A Razão cobriu, e outra na Tancredo Neves. Fonte disse ao colunista que se trata de uma estratégia dos movimentos sociais.
…DO PT E ALIADOS
Ou seja, MST, CUT, DCE, sindicatos e outras organizações que servem de braço do governo pretendem realizar manifestações contra o impeachment em locais de grande concentração ou de fluxo de pessoas nas médias e grandes cidades.
POSIÇÃO DE LUPI…
O vereador Marcelo Bisogno, pré-candidato a prefeito pelo PDT, disse a este repórter, no sábado, véspera da votação na Câmara, que o partido, em Santa Maria, tem posição clara a favor do impeachment. Diferentemente da posição nacional.
…E A DE BISOGNO
Marcelo Bisogno disse também ser solidário à posição do deputado Giovani Cherini e do senador Lasier Martins. “Se o PDT (leia-se presidente Carlos Lupi) expulsá-los, quero que também me expulsem”. Vem guerra contra a cúpula nacional.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.