Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
ComportamentoEconomia

COMPORTAMENTO. Moda sustentável é mais que tendência do momento; é, antes, um estilo de vida

Por VALÉRIA AUZANI (com fotos de Arquivo Pessoal e Reprodução), Especial para o Site (*)

Projeto de mestrado que teve início em 2010, e que deu sequência ao projeto da Daiane Vaz

Roupas produzidas com algodão orgânico e tecidos reutilizados. Uma tendência que tem ganhado espaço nas lojas e no mundo da moda. Cada vez mais tem se falado em moda sustentável, termo também conhecido como Eco Fashion.  É necessário entender que desde o princípio a moda sustentável busca impactar cada vez menos o meio ambiente, reduzindo os poluentes na produção de roupas, sapatos e acessórios.

Para Daiane Vaz, formada em moda pela Universidade de Caxias do Sul,  “a moda sustentável existe desde o início do processo desde quando eu for desenhar, criar uma coleção, eu estou pensando que quanto menos recortes eu tiver nessa minha modelagem menos resíduo têxtil eu vou ter. Ao mesmo tempo, quanto mais ergonômica for a minha modelagem eu tenho peças mais duradouras, eu preciso ter peças de excelente qualidade, com excelente acabamento, com excelente matéria prima que pense como um todo que consiga refletir que o tingimento que é utilizado nesse tecido, a forma que esse tecido é fabricado, de que maneira eu vou conseguir utilizar isso sem agredir a natureza.”

Daiane propôs nova destinação para as bandeiras de teste de cores de tecidos em lã. Seu intuito era agregar valor no trabalho manual

Você sabia que roupas para serem feitas necessitam de muita água? De acordo com a World Wild Life (WWF), para produzir uma camiseta são usados 2.700 litros de água, e de acordo com o site Roupa Livre, para fazer uma simples calça jeans, são cerca de 10.000 litros de água.

A ideia da tendência Eco Fashion permite que as pessoas tornem-se mais engajadas com as causas ambientais. Como, por exemplo, comprarem produtos de melhor qualidade em uma menor quantidade – aderindo ao movimento Slow Fashion. Com isso, os produtos são reaproveitados e o tempo de vida útil das roupas e acessório aumenta ainda mais.

De tudo um pouco, as produções sustentáveis são feitas através de fibras naturais como o algodão orgânico, linho, lã, cânhamo, juntos com tecidos alternativos feitos com garrafa pet, ainda, com o reaproveitamento de materiais descartados por indústrias. Além disso, também são usados nas peças corantes naturais e colas menos tóxicas, isso auxilia para que não haja a poluição dos oceanos.

Consciência de sustentabilidade desde as primeiras etapas da produção das peças

Customizar é uma maneira interessante de preservar, mas é claro que com devidos cuidados:  “Se é pra mexer em uma peça de roupa, cortar, replicar, tingir, também tem que ter uma preocupação sustentável. Tem que cuidar onde vai fazer, quem vai dar a destinação para esses tecidos, é muito mais sério do que parece” explica Daiane.

É claro que a moda sustentável não defende que somente sejam usados materiais de baixo impacto ambiental. Esse conceito também procura reduzir o gasto da água e da energia. A reciclagem e a reutilização dos materiais e resíduos também são parte de todo o processo. Daiane ressalta que a indústria da moda em Santa Maria lhe preocupa muito, pois geograficamente há um grande privilégio, porém isso não é explorado dentro do ramo da confecção.

(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo