Destaque

COVID-19. Entre os 15 municípios gaúchos com mais casos, Santa Maria é o único que não possui óbitos

Neste sábado (9), o Estado registrou 97 óbitos por covid-19. No total, 189 municípios possuem casos confirmados do novo coronavírus

Por Maiquel Rosauro

O Rio Grande do Sul registra, neste sábado (9), 97 óbitos por covid-19 em 189 municípios. No total, são 2.542 gaúchos infectados. Entre os municípios com mais casos confirmados, Santa Maria é o único que não registra mortes.

Na listagem oficial do governo do Estado, a cidade é a 15ª com mais contaminados, com 31 portadores da doença e zero óbito (nas contas da Prefeitura de Santa Maria, são 51 casos e zero óbito). Todos os outros 14 municípios que estão à frente em número de confirmados possuem óbitos.

No topo do ranking gaúcho, estão Porto Alegre, com 507 casos confirmados e Passo Fundo, 253. Estas são as cidades com mais mortes, 17 cada uma.

Para conter a proliferação do vírus, Santa Maria implementou o distanciamento e o uso de máscaras pela população. Desde março, a Prefeitura promove a sanitização dos espaços públicos, serviço que já foi realizado em cerca de 3 mil espaços públicos.

 

Distanciamento controlado

A partir de segunda-feira (11), o Rio Grande do Sul passará adotar o novo modelo de Distanciamento Controlado. Entre os protocolos obrigatórios está o uso de máscara em ambientes fechados, distanciamento mínimo de dois metros sem EPI e de um metro com EPI, teto de ocupação, higienização de ambientes, afastamento de casos suspeitos e atendimento para grupos de risco.

“O coronavírus está aí e permanecerá por mais alguns meses. Teremos de conviver com essa situação, e a imensa maioria da população ainda não entrou em contato com o vírus, ou seja, não tem sistema imunológico preparado para a doença. Se o vírus circular menos, exigirá menos do nosso sistema de saúde e, assim, conseguiremos prestar atendimento a todos que tenham necessidade”, disse o governador Eduardo Leite (PSDB) neste sábado (9).

Saiba mais sobre o Distanciamento Controlado.

 

Mais 10 mil mortos no país

O Brasil chegou, neste final de semana, a 10.627 mortes por covid-19. No sábado (9), foram registrados 730 óbitos. A taxa de letalidade é de 6,8%.

O Ministério da Saúde explica que, do total de óbitos acrescidos ao levantamento apresentado neste sábado, 234 foram datados dos últimos três dias. Há ainda um total de 1.880 óbitos sendo investigados, podendo ter ou não relação com a covid-19.

O país possui um total de 155.939 infectados. Apenas no sábado (9), mais 10.611 casos foram confirmados.

De acordo com levantamento, há 61.685 pessoas recuperadas (39,6%) e 83.627 pessoas sob acompanhamento (53,6% do total).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Santa Maria teve sorte (alas, houve um óbito manchetado que sumiu) . Passo Fundo, POA, ambos tem médicos da mais alta capacidade. Corpo médico da aldeia não consegue curar a infinita capacidade para o auto-elogio endêmica.
    Cuidado com os números. Prefeito de cidade com 45 mll habitantes diz que testou 1000 pessoas por 100 mil habitantes. 450 testes. 1% da população.

  2. Santa Maria tem um corpo médico da mais alta capacidade e competência, alem de todos os recursos disponíveis para o completo e correto atendimento. Em particular, os infectologistas que atuam no município se uniram para um eficiente trabalho de equipe, visando o sucesso no tratamento dos seus pacientes. Os resultados só poderiam ser os melhores. Que Deus continue a nos proteger!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo