AssembleiaEstadoPolítica

ESTADO. Por conta da Covid-19, Palácio Piratini vai à Assembleia com projeto para alterar orçamento 2020

Entrega do documento ao presidente da Assembleia, Ernani Polo (C), foi feita pelo secretário adjunto da Casa Civil, Bruno Freitas (D), que estava acompanhado pelo líder do governo no parlamento gaúcho, deputado Frederico Antunes, do Progressistas – mesmo partido de Polo

Do site do Correio do Povo, com texto de MAUREN XAVIER e foto de JOEL VARGAS (Divulgação/AL)

O governo do Estado encaminhou hoje à Assembleia Legislativa projeto no qual pretende incluir na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2020 a rubrica Covid-19. O objetivo é atender a uma exigência da Constituição Estadual e autorizar a abertura de créditos extraordinários no Orçamento do Estado e a consequente execução de despesas referentes ao enfrentamento ao coronavírus. A partir do protocolo do projeto de lei, a proposta será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que está funcionando oficialmente, para tramitação na Casa.

A entrega foi feita pelo secretário-chefe-adjunto da Casa Civil, Bruno Freitas, que estava acompanhado pelo líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), ao presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP).

O projeto busca adaptar o orçamento atual ao cenário da pandemia no Rio Grande do Sul, possibilitando destinar despesas da Covid-19 nos casos em que não haja previsão para execução no orçamento original das áreas envolvidas. “Esta alteração agiliza o encaminhamento para a execução das despesas vinculadas às ações de prevenção e enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, bem como dará maior transparência dos gastos públicos no orçamento do Estado em face desta nova situação”, diz a justificativa do projeto.

O governador  Eduardo Leite (PSDB) já havia anunciado que, diante o impacto na arrecadação, deveria haver alteração nos repasses aos órgãos autônomos e demais Poderes, os duodécimos. Com a proposta, o Executivo poderá reorientar suas políticas públicas frente a este novo contexto.

No mesmo documento, o governo do Estado pede autorização para abertura de crédito extraordinário à Secretaria Estadual da Saúde. O instrumento foi criado a partir da solicitação dos deputados estaduais para remanejar os recursos das emendas individuais para o combate à pandemia, num total de R$ 38,5 milhões, que, juntamente com os demais recursos já dotados de emendas estaduais nesta área, atingem um total de R$ 52 milhões destinados a ações de saúde.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo