ComportamentoSaúde

MASSAGEM. Uma aliada da saúde física e emocional

De acordo com os pesquisadores Weinberg & Kolodny, em seu estudo, a massagem ajuda na melhora do humor e no bem-estar psicológico

Por VALÉRIA AUZANI (com foto de Reprodução/Pixabay), Especial para o Site (*)

Já ouviu falar em ocitocina? É um o hormônio que é liberado quando o corpo relaxa na massagem corporal. Esse hormônio ajuda a combater a tensão muscular e também ajuda na estabilização da pressão arterial.

Como muitos sabem, a massagem é uma técnica feita com movimentos suaves utilizando as mãos nos músculos do corpo. Contribui não só para relaxamento, também é uma grande aliada para a prevenção de doenças, melhora a disposição, diminui a ansiedade, auxilia no combate a depressão, na eliminação de toxinas, na melhora do sistema imunológico, entre vários outros benefícios.

Márcia Dias é massoterapeuta há 25 anos e faz massagem modeladora, massagem terapêutica e drenagem linfática e para isso, claro, foi necessário fazer vários cursos e estar sempre atualizada, conta ela.

Existem diversos tipos de massagem. Um deles é a usada para a diminuição de algumas medidas. “A massagem modeladora é uma técnica indicada para gordura localizada, para modelar e tratar a celulite. Na sessão de drenagem, eu estimulo o sistema linfático com  manobras específicas e suaves com  objetivo de melhorar a retenção de líquido, diminuir a celulite e ativar a circulação sanguínea” explica.

Também existem as que ajudam no relaxamento mental e físico. “Na massagem terapêutica, eu trabalho o relaxamento muscular,  liberação da fáscia e de pontos gatilhos com objetivo de aliviar dores e melhorar desempenho em atividades físicas ou no dia-a-dia”, conta a massoterapeuta.

É notório que a massagem possui diversas vantagens para o corpo humano, sendo elas físicas, emocionais e também psicológicas. Márcia explica que em relação aos benefícios físicos, “melhora a circulação sanguínea, elimina toxinas, fortalece o sistema imunológico, estimula o movimento peristáltico, alivia dores, modela contornos corporais, melhora celulite e gordura localizada.”

Mas é muito mais que apenas o corpo físico, também é muito benéfica ao emocional e psicológico: “o relaxamento que a massagem proporciona afeta o sistema nervoso e diminui a taxa de cortisol, consequentemente diminui a ansiedade e o estresse. Em relação aos psicológicos, estimula a liberação de endorfinas que amenizam estados de depressão”, menciona a massoterapeuta.

Além dessas, há diversas massagens como as com aromaterapia, com pedras quentes, as dos tecidos profundos, entre outras. Cada vez é mais comum o uso de massagem para obter o relaxamento e diminuir o estresse do dia a dia. Apesar da correria diária é necessário que as pessoas guardem pelo menos duas horas para cuidar do físico e também do emocional, pois é através da prevenção que muitos problemas futuros são evitados.

(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo