ComportamentoSaúde

TERAPIA. Ideia alternativa? Saiba mais sobre o Reiki!

A resolução estabelece e reconhece as Terapias Complementares como especialidade e/ou qualificação do profissional de Enfermagem

Por VALÉRIA AUZANI (com foto de Reprodução/FreePik), Especial para o Site (*)

Bem-estar mental: sem dúvida alguma, isso é algo almejado por todos. Cada pessoa procura lidar com os seus devaneios da maneira que se sente mais confortável. Alguns optam por profissionais da saúde, como psicólogos, psiquiatras. Já outros preferem terapias mais naturais.

Há diversos tipos de terapias alternativas, como por exemplo, a ACUPUNTURA, com florais, homeopatia, fitoterapia, meditação, reflexologia… Enfim, são diversos tipos, mas é claro, que cada pessoa responde à terapia de uma maneira diferente da outra.

O Reiki, por exemplo, é uma terapia que funciona através da troca de energia. Proporciona benefícios como alívio do estresse, diminuição da ansiedade, reduz dores crônicas, alivia os sintomas da insônia, entre outros. Renata Toledo, de 26 anos, é certificada em Reiki Nível I. Ela conta que, com a sobrecarga da faculdade e do trabalho, buscou o Reiki como forma de relaxer. Logo que sentiu o efeito, teve interesse em realizar o curso. Ela explica: “é uma terapia que tem efeito imediato, você crendo ou não, pois ele se manifesta através da troca de energia. Não se pode negar que existe uma energia que envolve tudo ao nosso redor, tanto físico quanto mental. Essa energia se manifesta através do humor, dos pensamentos, atitudes e nas palavras.”

A aplicação pode ser feita com o auxílio de músicas, mantras, orações, incensos ou aromas, e até mesmo luzes. “A terapia reiki faz o alinhamento dos chakras, pela passagem dessa energia. São 7 chakras que envolvem diferentes partes do nosso corpo, que se estão desequilibrados, podem causar doenças físicas e mentais. Então, a terapia reiki busca o equilíbrio do corpo e da mente.” ressalta Renata.

Uma sessão de Reiki dura em torno de 30 a 60 minutos, isso, dependendo do quanto necessita a pessoa que está fazendo a terapia. “Quanto mais tiver a mente aberta, mais irá sentir os efeitos. Se não, irá sentir uma sensação boa de calma e bem estar. O Reiki funciona para todas as pessoas, mas sua intensidade depende de cada um. O mínimo que o Reiki pode causar é uma ótima sensação de bem estar, tranquilidade, calma… Você sente como se tivesse feito uma massagem relaxante.” comenta Renata.

Em relação à frequência, não há restrições; pode fazer quantas vezes sentir-se à vontade, desde que procure um profissional sério para a aplicação. Além disso, qualquer pessoa pode fazer o curso de Reiki, ele possui três níveis e o mestrado. “Você encontra curso de reiki até online em alguns sites, mas acho importante aprender a prática pessoalmente.” aconselha Renata. Ainda, o Reiki apresenta-se como uma terapia complementar, conforme a normativa do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) n.º 004/95, aprovado na 239ª Reunião Ordinária, realizada em 1995.

Em tempos tempos difíceis, o bem-estar está sendo bastante prezado. O Reiki é apenas uma das terapias naturais que existem para desenvolver plenitude, positividade e relaxamento. Em Santa Maria, é oferecido em diversos locais, como no Espaço Reiki Santa Maria, Vida Zen Cursos & Terapias, entre outros.

(*) Valéria Auzani é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo