CidadaniaCulturaPrefeitura

ARTIGO. Jorge Pozzobom e a “Virada Cultural”, que também mostrou a solidariedade dos santa-marienses

Virada Cultural e uma grande demonstração de solidariedade

Por JORGE POZZOBOM (*)

Maio já ficou para trás, porém, foi um mês que merece ser rememorado e que deve servir de inspiração para o restante do ano. Não apenas porque maio é o mês de aniversário de Santa Maria – no último dia 17, a cidade completou seus 162 anos de emancipação político-administrativa -, mas porque a data serviu como demonstração de criatividade para ações inovadoras que surgiram em meio à pandemia de Covid-19.

O Viva Santa Maria 2020 foi todo pensado e estruturado em três pilares: celebrar o aniversário da cidade sem precisar sair de casa, acompanhando as transmissões online dos espetáculos e shows musicais; valorizar e fortalecer a cadeia artística do Município, diretamente afetada pelas restrições geradas pela pandemia; e despertar, ainda mais, o sentimento de solidariedade nos santa-marienses, que foram convidados a fazer doações de alimentos às pessoas mais vulneráveis durante a programação dos 162 anos do Município.

Os três pilares foram respeitados e cumpridos à risca, e quem ganhou o “presente de aniversário” foram os moradores de Santa Maria, que puderam prestigiar uma vasta programação cultural por meio de lives nas redes sociais da Prefeitura durante uma semana inteira. Pois essa programação continuou nos últimos dias, com a Virada Cultural Solidária, mas uma ação realizada como parte do Viva Santa Maria 2020. Eu, que já havia aproveitado cada minuto das apresentações na semana de aniversário da cidade, tive a oportunidade de comemorar o meu aniversário de 50 anos, celebrado no sábado, dia 30, embalado no ritmo das apresentações da Virada Cultural.

Foram 24 horas (das 19h de sexta-feira até as 19h de sábado) de shows musicais e bate-papos com os artistas envolvidos na iniciativa, tudo transmitido diretamente do Theatro Treze de Maio, um dos berços da cultura santa-mariense.

A Virada Cultural, nessas 24 horas de programação, contabilizou mais de uma dezena de shows, mais de 70 profissionais ligados à cadeia cultural de Santa Maria envolvidos e beneficiados com a proposta, e mais de 12 toneladas de alimentos arrecadadas durante o Drive-Thru Solidário, montado junto ao Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho. Desde manhã e até a tardinha, o sábado foi dedicado a receber as doações dos santa-marienses.

Imaginem a minha felicidade em ver, no dia do meu aniversário, as pessoas passando pela praça e fazendo a sua doação de alimentos para essa ação da Prefeitura em parceria com o Mesa Brasil, do Sesc. Cheguei a gravar um vídeo, que circulou nas redes sociais, dizendo que o presente que eu gostaria de ganhar era justamente que os santa-marienses doassem alimentos nessa iniciativa. Pois, agora, quero agradecer a todos que dedicaram um pouquinho do seu precioso tempo e fizeram esse gesto de tamanha grandeza, de doar algo a quem mais precisa. Mais de 12 mil quilos de alimentos! Meu muito obrigado a todos que se somaram a essa ação do bem.

Para quem doa, pode parecer pouco, mas, para quem recebe, faz uma baita diferença. Assim como esse Drive-Thru Solidário, tivemos outras ações ao longo de maio com o mesmo propósito. Da mesma maneira como firmamos parceria com o Mesa Brasil, do Sesc, também atuamos em conjunto com o Banco de Alimentos e em conjunto com o Sindigêneros e o Delivery Much. Todas essas alianças foram com o objetivo de arrecadar e destinar cestas básicas para as pessoas mais vulneráveis do nosso Município. Os donativos chegaram e continuarão chegando a essas pessoas por meio dessas instituições ou da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que tem cadastro dos santa-marienses em situação de vulnerabilidade.

Por todas essas razões que relatei aqui e em outros artigos, considero que maio foi o mês da esperança, do alento, da criatividade e de bons exemplos. Exemplos de que, sim, é possível planejar e executar ações especiais para ocasiões especiais, como foi a celebração do aniversário de Santa Maria em plena pandemia de coronavírus. Exemplos de quanto talento temos aqui na Cidade Cultura, de artistas que, mesmo enfrentando um momento difícil, estão dispostos a abraçar iniciativas como o Viva Santa Maria e a Virada Cultural. E exemplos de solidariedade, em todos os cantos da cidade, que nos enchem de expectativa por dias melhores.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

Nota do editor: a foto que ilustra este artigo é de João Alves/AIPM, no encerramento da Virada Cultural, que teve também o Drive-Thru Solidário.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo