BASTIDORES. Ato antirracista, Blattes, Casa de Saúde, nova CPI?, os dados da covid-19 e o negacionismo
Por Maiquel Rosauro
A Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, foi palco de um ato antirracista na tarde deste domingo (7). A manifestação foi promovida pelo Coletivo Dandaras.
O objetivo era protestar contra o genocídio do povo negro, fome, desemprego, violência policial, encarceramento em massa, falta de acesso à saúde, precarização da educação pública, entre outros temas.
“Foi pelas milhares de mortes que acontecem todos os dias no Brasil que nos mobilizamos, pela memória de todos que se foram e pela vida dos que ainda estão de pé, tentando resistir!”, publicou o coletivo no Facebook.
A manifestação ocorreu de forma pacífica e os participantes utilizavam máscaras de proteção contra a covid-19.
Blattes
A reunião do Fórum Interinstitucional Carcerário (FIC), realizada na quarta (3), por videoconferência, marcou a posse dos novos integrantes do colegiado. Na ocasião, assumiram os representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, e também do Ministério Público, OAB/RS e Defensoria Pública.
O desembargador santa-mariense Sérgio Miguel Achutti Blattes foi escolhido como Presidente do Fórum, representando o Poder Judiciário.
O FIC foi criado em 2011 com o intuito de fomentar o debate entre as instituições sobre questões relacionadas à realidade carcerária no Rio Grande do Sul. Mais detalhes AQUI.
Casa de Saúde
O delegado Getúlio de Vargas entregou à diretora da Casa de Saúde, irmã Liliane Pereira, documento com a indicação de que o governo Federal destinará R$ 400 mil à unidade para custear ações de enfrentamento ao novo coronavírus. A comunicação tem como remetente o deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL).
O encontro ocorreu na sexta-feira (5) e também contou com a participação do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, e do diretor da entidade, Andrei Nunes.
Shopping Independência e uma nova CPI?!
O vereador Daniel Diniz (PT) não descarta protocolar no Legislativo um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o objetivo de investigar a situação do Shopping Independência. O petista esteve no local na sexta (5) e constatou diversos problemas na infraestrutura do prédio. Ele prometeu levar a situação ao Plenário na sessão desta terça-feira (9).
O vereador e os dados
Incapaz de controlar a pandemia de covid-19 no país, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) resolveu desde sexta-feira (5) esconder os dados da doença. Se você entrar agora na plataforma que divulga os números, https://covid.saude.gov.br/, não encontrará a série histórica de casos e nem o acumulado geral, apenas os números das últimas 24 horas.
Além disso, o Ministério da Saúde passou a divulgar cada vez mais tarde os dados do dia, fugindo assim dos telejornais transmitidos no horário nobre. A TV Globo, por exemplo, passou a divulgar os números em um plantão, assim que são liberados, no meio da novela.
Contudo, a informação divulgada pela Globo não agradou o (noveleiro?) vereador João Ricardo Vargas (PP), que postou no Facebook: “A Rede Lixo de Televisão entra com Plantão para dar esta notícia, cambada a serviço contra o BRASIL”.
Negacionista
Se João Ricardo Vargas não quer encarar a realidade, há quem prefira negá-la. É o caso do ex-candidato a vice-prefeito de Santa Maria, pelo PPL, e ex-secretário adjunto de Infraestrutura no governo de Jorge Pozzobom (PSDB), Eduardo Crisóstomo. Ele fez esta postagem no domingo (7):
Delegado terraplanista já em campanha…
‘Incapaz de controlar a pandemia de covid-19 no país, o governo de Jair Bolsonaro […]”. Opinião pessoal disfarçada de notícia. Profissionalismo no padrão de sempre.
Frida deveria cantar com o mestre BenJor: “Os Terraplanistas estão chegando… estão chegando os Terraplanistas”…
Vereador João Ricardo Vargas, deveria explicar, não pq chamou de globolixo a emissora, nem pq atrapalhou suanovela, mas pq dizer que é um deserviço a nação divulgar os números do próprio Ministério da Saúde. Qual o problema em a população saber a verdade sobre a pandemia? Qual o problema em se ter acesso a informações que são obrigadas de estarem com livre acesso em um portal de transparência? E veja bem, a LEI FEDERAL obriga a Administração Pública a manter seus portais abertos, em diversas formas de leitura, e atualizados. Nem precisa explicar pois como legislador o nobre vereador deve saber melhor que eu isso tudo.
O vereador Diniz já aprendeu a escrever?
Pq pensei que o seu amado mestre não tinha ensinado…
Jogo de encenação, PT tem acordo com Jorge e provavelmente vai atingir o vice e o vereador militar.
Jogo de amigos.
O vereador Daniel Diniz adora carnaval político. Como gosta de constituir cpi e comissões que não trazem nenhum resultado.