Eleições 2010

OS ELEITORES. Lu e Severino. Ela vai de Serra. Ele de Dilma. E, creia, faz sentido

Eis uma reportagem interessante. Das grandes, para ser mais claro na opinião. E simples, como quase todas as boas reportagens. A jornalista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, juntou uma eleitora típica de Serra: mulheres mais velhas, de alta renda e escolaridade. E um padrão de Dilma: homem com escolaridade, renda e idade médias. Ela é ex-fazendeira, ele um motoboy.

O resultado de tudo isso está no texto publicado na FSP deste domingo, e reproduzido pelo blogue do jornalista Ricardo Noblat, da Organizações Globo. Confira um trecho, a seguir:

Lu & Severino

Maria Lucia Medeiros, a Lu, 69, é do grupo de eleitores em que o presidenciável José Serra (PSDB) tem mais votos: mulheres mais velhas, de alta renda e escolaridade.

O motoboy Severino Alves da Silva, 32, é do eleitorado em que Dilma Rousseff (PT) tem mais força: homens com idade, renda e escolaridade médias (ele ganha R$ 2.500 por mês).

Viúva, ex-fazendeira, Lu criou três filhos, que vivem em Miami, e hoje curte os netos. Severino corre atrás: filho de agricultores de Arapiraca (AL), veio para SP há 16 anos. Só tem a 6ª série. Foi sapateiro e entregador. Neste ano, comprou um Voyage por R$ 35 mil e quer ser taxista. Sua mulher, Maria, é babá -os dois planejam voltar a estudar.

De bem com a vida, Lu e Severino se reuniram na casa dela, a pedido da coluna, para falar sobre a sucessão. Surpresa: concordaram em várias questões…

…Folha – E ele diz que não vai mudar nada do governo Lula.

Severino – Será?

Lu – Não vai.

Severino – Ele fala que não vai mudar pra ver se as pessoas votam nele.

Lu – Não vai, porque tá bom o governo. Tá bom. Só que não pode ficar 16 anos a mesma pessoa. Serra tem condições. Quem é a dona Dilma?

Severino – O Lula também, ninguém acreditava nele.

Lu – Eu não votei nele. Mas eu tiro o chapéu pro Lula. Agora, ela é que é um negócio perigoso. Ela vai chegar lá e… o poder, Severino, você sabe como é o poder.

Severino – Eu não sei. Mas eu imagino, né?…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo