ELEIÇÕES 2020. Frente Trabalhista fica sem o PTB, que abandonou a coligação sem esconder as divergências
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site
O Dia dos Namorados foi marcado pelo fim do casamento entre o PTB e a Frente, Ampla, Democrática e Trabalhista. A legenda agora debaterá internamente seu futuro rumo ao pleito majoritário e não descarta lançar candidatura própria.
Conforme o Site havia antecipado com exclusividade na quarta-feira (10), o PTB reavaliava sua continuidade na Frente Trabalhista, ao mesmo tempo em que era assediado por PSDB e Progressistas (AQUI). Nesta sexta (12), a sigla bateu o martelo e expôs que a saída do grupo trabalhista não foi das mais amigáveis.
“Não concordando em somente discutir cargos, pois se esse fosse o objetivo do partido estaríamos no governo atual”, diz trecho da nota assinada pelo presidente municipal, Jair Binotto.
Caso a legenda confirme a candidatura própria, Binotto e o vereador Ovidio Mayer (PTB) são os mais contados para concorrer à Prefeitura. A expectativa é de que a decisão saia em dez dias.
Nos bastidores, a aposta é de que o PTB junte-se à Frente Abraça Santa Maria, hoje composta por PP, MDB, PL, Podemos, Avante e Solidariedade, que tem como pré-candidato a prefeito Sergio Cechin (PP) e como vice Francisco Harrisson (MDB).
Por outro lado, a Frente Trabalhista perde a sua terceira legenda. Os dois primeiros a pedirem as contas foram o PROS e o Avante. Ou seja, três siglas de Centro desembarcaram do outrora Frentão, que fica menos trabalhista e mais à esquerda no espectro ideológico. Seguem firmes no grupo liderado por Marcelo Bisogno (PDT) e Fabiano Pereira (PSB): PDT, PCdoB, PSB, Rede Sustentabilidade e PV.
Confira na íntegra nota divulgada pelo PTB/SM:
Comunicado:
Informamos a todos os santa-marienses que o PTB de Santa Maria não concordando em somente discutir cargos, pois se esse fosse o objetivo do partido estaríamos no governo atual, pois queremos discutir um projeto para todo o município. Por isso decidiu avaliar e propor internamente candidatura própria nas próximas eleições. Agradecemos o convívio sempre respeitoso que tivemos e informamos que não fizemos mais parte da Frente Trabalhista.
Jair Binotto
Presidente do PTB de Santa Maria
PTB não tem votos para eleger vereador sem coligação.
Seriam os “interésses”?
Deve ser….mas esses interésses com PT ninguem quer pelo visto e acompanhado por aqui.