CulturaSanta Maria

NA FEIRA. Birô de Empreendedorismo lança segundo livro, com mapeamento cultural da cidade e da região

Pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM

livro fabi e demaisNesta quarta-feira (27), às 17h, na 43ª Feira do Livro de Santa Maria, o projeto Birô de Empreendedorismo Cultural lançará o seu segundo livro, intitulado “Cartografia cultural: mapeamento cultural dos municípios de Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Palmeira das Missões, Santa Maria, São Borja e Silveira Martins”.

O objetivo da obra é apresentar um cenário de atuação potencial para a realização de ações culturais e a formação de uma rede colaborativa junto a agentes culturais de cidades de abrangência da UFSM.

O e-book, que pode ser acessado e baixado gratuitamente, estrutura-se em três partes: conceito e proposta, inventário cultural e agentes culturais, buscando articular conhecimentos teóricos e práticos de professores e profissionais da área.

A publicação em formato digital é resultado do trabalho de mapeamento dos processos e equipamentos culturais e tem autoria de Flavi Ferreira Lisboa Filho, Rose CarneiroDarciele Marques Menezes, Fabiana Pereira e Jones Machado, com a participação de servidores e alunos de Comunicação da UFSM.

O projeto Birô de Empreendedorismo Cultural teve financiamento pelo FAC RS, por meio do Edital 07/2013 – Processos Culturais Colaborativos, e apoio do edital 89/2013 do Ministério de Trabalho e Emprego, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq.

Trata-se de uma investigação acadêmica e extensionista, que reuniu e organizou informações relevantes para a sociedade, possa servir para tomada de decisões dos gestores das instituições públicas e da iniciativa privada no que diz respeito à elaboração de políticas públicas na área cultural e a promoção e difusão cultural, como forma de acesso e democratização para o cidadão.  Mais informações podem ser encontradas no site do projeto http://www.chilism.com.br

Na edição anterior da Feira do Livro de Santa Maria, o grupo de pesquisadores publicou a obra “Birô de empreendedorismo cultural: gestão e produção cultural”. Além disso, também realizaram oficinas, workshops, pesquisas, minicursos, palestras e os mapeamentos em seis cidades do Rio Grande do Sul, com vistas à construção de um panorama do cenário da produção cultural no Estado, que originou o livro que será lançado no próximo dia 27.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo