SaúdeTrabalho

TRABALHO. Pesquisa mostra que a pandemia faz crescer o temor do desemprego e adia contratações

Da Redação do jornal eletrônico O SUL, com imagem de Reprodução

Levantamento mostra que a pandemia aumentou a preocupação dos profissionais de perder o emprego e levará ao adiamento de contratações e promoções nas empresas. Os resultados fazem parte da pesquisa “Gestão de Pessoas no Cenário da Pandemia de Covid-19”, feita pelo Instituto Locomotiva.  O levantamento ouviu 185 profissionais de RH de todo o Brasil, que atuam em empresas nacionais e multinacionais, de segmentos como serviços, bens de consumo, varejo e saúde, entre os dias 14 e 27 de abril.

Segundo a pesquisa, há equilíbrio entre quem acredita que as mudanças ocorridas no trabalho por conta da Covid-19 diminuíram ou aumentaram a motivação dos colaboradores, mas quase todos acreditam que os funcionários estão pelo menos um pouco preocupados com a chance de perder o emprego.

Mudanças ocorridas no trabalho desde o início da pandemia impactaram na motivação dos funcionários em geral: diminuíram a motivação: 35%; aumentaram a motivação: 34% e não impactou 31%.

Quanto você diria que os funcionários da empresa em que trabalha estão preocupados em perder o emprego: um pouco preocupados: 49%; muito preocupados: 47%; nada preocupados: 4%. Os entrevistados dividem-se sobre necessidade de demissões.

Quando perguntados se a empresa em que trabalha precisará fazer demissões de funcionários devido aos impactos financeiros causados pela pandemia do coronavírus, os resultados são os seguintes: provavelmente não: 47%; provavelmente sim: 30%; com certeza sim: 17% e com certeza não: 5%.

O levantamento mostra que mais de 60% acham que a empresa não fará cortes no plano de benefícios, mas mais da metade dos entrevistados prevê corte de jornada como medida para lidar com o coronavírus. Cortes de benefícios acredito que não haverá cortes no plano de benefício: 62%; sim, durante e após a pandemia: 20%; sim, durante a pandemia: 19%.

Redução de salários e jornada: acredito que a empresa não adotará a redução de salários e de jornada de trabalho: 46%; sim, para parte dos funcionários: 42%; sim, para todos os funcionários: 13%. Segundo a pesquisa, mais de 70% afirmam que novas contratações serão adiadas e que promoções e ações de desenvolvimento serão adiadas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo