Destaque

COVID-19. Santa Maria registra 100 novos casos confirmados do novo Coronavírus a cada 6,5 dias

Por MAIQUEL ROSAURO, da Equipe do Site

Desde o início de junho, Santa Maria registra 100 novos casos de covid-19 a cada 6,5 dias. A disparada nos números está diretamente relacionada ao aumento da testagem no município. Apesar do controle sobre a disseminação da doença, até o momento, não é possível prever quando o contágio irá desacelerar na cidade.

Entre o dia zero (21 de março), quando foi confirmado o primeiro paciente contaminado com o novo coronavírus em Santa Maria, até a marca de 100 pessoas doentes, passaram-se 58 dias (18 de maio). Ou seja, quase dois meses. Apenas 15 dias depois (2 de junho), a cidade chegou a marca de 200 infectados. Desde então, a doença ganhou outra proporção.

Em 8 de junho, já eram mais de 300; uma semana se passou e já eram 400; cinco dias depois, 500. E não parou mais. Na segunda-feira (13), Santa Maria ultrapassou a marca de 800 casos confirmados e, se continuar na atual média, chegará a mil casos em 26 de julho.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, o aumento já era previsto devido à ampliação na testagem dos casos suspeitos.

“Em parceria com a UFSM, a UFN e o Ministério Público do Trabalho (MPT), que destinou recursos decorrentes de multas aplicadas pela Justiça do Trabalho em processos movidos pelo MPT, por indicação do Conselho Estratégico de Gestão de Crise, do qual a Prefeitura faz parte, foi possível ofertar à população santa-mariense milhares de testes RT-PCR, os chamados testes moleculares. Santa Maria e região receberam 6 mil kits para testes, o que possibilitou um diagnóstico mais precoce dos casos positivos”, explica Ribas.

Soma-se a isso o aumento de testes na rede privada e aos testes rápidos aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme preconizam os protocolos de saúde (os testes rápidos identificam se a pessoa já teve contato com o vírus e, por conta disso, desenvolveu anticorpos).

“Esses testes, num total de 6,7 mil unidades, são disponibilizados via Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Desse total, já foram aplicados 2.429 (no Centro de Referência Covid-19, em unidades de saúde e em ações como a do último sábado, no Parque da Medianeira, sempre mediante agendamento prévio)”, informa o secretário.

Mesmo possuindo maior clareza quanto à disseminação da doença na cidade, Ribas não projeta um cenário otimista.

“Ainda não conseguimos prever quando esse contágio irá desacelerar, até porque os números demonstram um crescimento exponencial desde o mês de junho. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando diagnosticar precocemente os casos positivos, o que permite isolar essas pessoas e seus contactantes, contribuindo para diminuir a disseminação do vírus”, afirma.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura também realiza uma série de ações para conter a disseminação do vírus, como intensificação da Fiscalização Municipal Integrada, Decretos Executivos que preveem restrições em serviços e atividades no Município e ações sistemáticas de sanitização de locais de grande circulação de público.

No Site da Prefeitura há uma página exclusiva para informações sobre a covid-19 na cidade, com orientações de como proceder em caso de apresentar sintomas, links para decretos e recomendações publicados, além também o Boletim Epidemiológico atualizado diariamente e que serviu de base para os dados desta matéria. Acesse: http://www.santamaria.rs.gov.br/coronavirus/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo