Sem categoria

HABITAÇÃO. Prefeitura entrega mais 440 concessões de uso dos imóveis a moradores da Nova Santa Marta

Entrega destes 440 documentos iniciou nesta segunda e vai até a próxima quinta. Até o fim do processo, serão 4,2 mil concessões

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e ARIÉLI ZIEGLER (foto), da Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria começou, nesta segunda-feira (13), a segunda etapa de entrega das Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs) aos moradores do Bairro Nova Santa Marta, na Região Oeste de Santa Maria.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA DOS MORADORES CHAMADOS PARA ESTA SEMANA

Conforme a Secretaria Extraordinária de Habitação, está prevista a entrega de 440 matrículas para residentes nas vilas Núcleo Central e 10 de Outubro. A CDRU garante a posse de bens públicos imóveis a terceiros, ou seja, esses moradores passam a ser os proprietários, oficialmente, das moradias onde residem, dando fim a uma espera de pelo menos 30 anos pelo direito.

“A regularização fundiária é algo muito importante para os moradores porque garante dignidade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

As entregas ocorrerão até quinta-feira (16), sempre das 13h30min às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Av. Malmann Filho, 161, Bairro Nova Santa Marta. Para evitar aglomerações em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foram organizadas escalas de atendimento por ordem alfabética. Os moradores têm a temperatura corporal medida logo na entrada do Centro, onde é feita a checagem do uso de máscara e é disponibilizado álcool em gel. No auditório, pode entrar somente o titular da matrícula, com limitador de pessoas no espaço.

“A maioria dos moradores está consciente da pandemia, evitando aglomerações e cuidando mais da saúde. Como o fluxo de atendimentos foi contínuo, diminuímos em uma hora as entregas e chamamos mais moradores do que da primeira vez, sempre adotando todas as medidas de higiene”, explica o titular da Secretaria Extraordinária de Habitação, Marcelo Portella, sobre as alterações.

A primeira etapa

A primeira rodada de entregas ocorreu de 29 de junho a 2 de julho, quando 390 moradores do Núcleo Central do Bairro Nova Santa Marta receberam suas CDRUs. Caso o morador chamado nessa primeira etapa não tenha comparecido, poderá fazer a retirada nesta semana. A intenção é de que novas etapas ocorram a cada duas semanas. Ao final, a Prefeitura terá entregue mais de 4,2 mil concessões, a maior ação desse tipo já realizada pelo Executivo Municipal.

A regularização fundiária do Bairro Nova Santa Marta é feita pelo Programa Municipal de Regularização Fundiária, da Secretaria Extraordinária de Habitação. Além da matrícula, também foram oportunizados projetos, obras e redes de água e de luz aos moradores da Região Oeste, num investimento de mais de R$ 30 milhões do Poder Público.

A Nova Santa Marta conta com 136 ruas, além de áreas verdes, escolas, templos religiosos, comércio, associações, ONGs, entre outros, que formam as sete vilas daquela comunidade.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo