CulturaEducaçãoPrefeituraUFSM

JUNTOS. Universidade e Prefeitura se unem para a criação de centro de excelência em “Música Antiga”

Burmann e Schirmer debateram o projeto, que terá a participação também da Prefeitura
Burmann e Schirmer debateram o projeto, que terá a participação também da Prefeitura

Pouco divulgado até esse momento, exceto pelo sítio oficial da UFSM, e iniciativa de participantes em colocar foto no Feicebuqui (sem mais detalhes), o fato é que o encontro da manhã de sexta-feira no campus, em Camobi, tem um significado especial.

Afinal, vem aí um instituto que trará a Santa Maria o interesse peculiar na área cultural. E que teve a chancela da Universidade e o apoio oficial da prefeitura, segundo se pode depreender do texto produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Acompanhe:

UFSM deverá ter centro de excelência em música antiga

Um projeto que começa a tomar impulso na UFSM deve tornar Santa Maria uma referência mundial no campo da música antiga. A criação do Instituto de Performance Historicamente Informada (IPHI), que começa a ser planejada, pretende fazer com que a Universidade conte com um centro de excelência em música antiga, algo atualmente inédito na América Latina.

Uma reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (21), no gabinete do reitor Paulo Afonso Burmann, para discutir o assunto. O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e a secretária da Cultura, Marília Chartune Teixeira, manifestaram apoio ao projeto. “Fiquei muito impressionado com a proposta, vem ao encontro do que precisamos”, afirmou o prefeito. A ideia é que a Prefeitura seja parceira da UFSM, desenvolvendo projetos sociais junto ao Instituto de Performance Historicamente Informada. O reitor também destacou a relevância do projeto, que terá impacto acadêmico e social.

Idealizador do Instituto, o professor do Departamento de Música do Centro de Artes e Letras (CAL) Pedro Persone explica que a performance historicamente informada pressupõe a responsabilidade do intérprete com todo o conhecimento da prática musical da época, buscando aproximar-se das intenções dos compositores, suprindo uma lacuna no campo da interpretação da música composta no período anterior à contemporaneidade.

“Não temos nada igual em nosso continente e em todo Hemisfério Sul, e isso certamente irá atrair alunos não só do Brasil, bem como propiciará a formação adequada para toda América do Sul e, futuramente, de qualquer parte do mundo pela excelência dos professores, condições de…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo