ELEIÇÕES 2020. Dois articulistas do site concorrem em novembro. Saiba como irão ficar os espaços deles
Por CLAUDEMIR PEREIRA (com fotos de Reprodução/Facebook/antes da Covid), Editor do Site
O leitor mais atento provavelmente notou: na madrugada passada não foi publicado no site o artigo habitual do prefeito Jorge Pozzobom. Ele escreve há ano e meio, sempre às terças-feiras. Foi uma decisão pessoal dele e do comando político do PSDB. Por cautela. E o editor respeita, com a garantia de retorno tão logo encerre o episódio eleitoral.
Pozzobom é um dos dois integrantes do time de colaboradores deste espaço democrático a concorrer em novembro. O outro é o designer gráfico e militante político Luciano do Monte Ribas, que vai buscar uma vaga na Câmara pelo PT, partido em que atua há mais de 30 anos. No caso de Ribas, porém, em conjunto com o site, ele ainda escreverá até a convenção partidária, o que deverá acontecer no início de setembro.
Este editor chama a atenção para uma peculiaridade importante da legislação eleitoral. Enquanto emissoras de rádio e televisão, concessões públicas, estão proibidas de apresentar programas e comentários ou afins, de candidatos, já a partir do dia 11 passado, o mesmo não ocorre com os jornais impressos e a internet.
Esses são iniciativa privada, sem qualquer interferência do Estado. O que os torna diferentes e habilitados a manter, se assim entenderem, os espaços de eventuais pré ou candidatos. Normalmente, porém, há acordo entre as partes. Foi o que aconteceu agora.
Ah, o editor deseja boa sorte a ambos, Jorge Pozzobom e Luciano do Monte Ribas. Não é uma declaração de voto. Mas de uma boa campanha. Aos dois.
Até porque artigos com meia dúzia de eleitores dificilmente afetariam o resultado da eleição.
Olha ainda o Luciano ser chamado de articulista….passa….entretanto…..