CidadaniaPrefeitura

MUITO FRIO. Prefeitura realiza no CDM acolhimento emergencial de moradores em situação de rua de SM

Pessoas em situação de rua são abrigadas no Centro Desportivo Municipal devido às baixas temperaturas na cidade nos últimos dias

Por BIBIANA FANTINEL (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Enquanto aguarda a tramitação de um termo de parceria para que sejam disponibilizadas vagas em uma instituição da cidade, além da Casa de Passagem Mundo Novo, que já presta esse serviço no Município, a Prefeitura de Santa Maria, em parceria com instituições e grupos que trabalham com a população em situação de rua, retomou, nesta sexta-feira (21), o trabalho de acolhimento no Centro Desportivo Municipal (CDM).

“Resolvemos fazer esse acolhimento provisório, em conjunto com algumas instituições e grupos que integram o Comitê Emergência e Rua, que trabalham com a população em situação de rua, porque, com a chegada desta massa de ar polar, é necessária uma medida urgente, até que a parceria com a Gaia Associação de Acolhimento e Ressocialização seja concretizada”, relatou o o secretário de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz.

As pessoas acolhidas no CDM recebem kits de higiene, alimentação e um lugar digno para dormir.

“Temos poucas vagas. Então, é feita uma triagem de acordo com a necessidade de acolhimento. Até o momento, temos 12 acolhidos, e nossa capacidade máxima, hoje (sexta), é para 15 pessoas”, explicou Mileni Scalco, diretora da Gaia Associação de Acolhimento e Ressocialização, uma das instituições parceiras da Prefeitura nessa iniciativa.

Devido à pandemia de Covid-19, há também um cuidado para evitar um grande número de voluntários no local. Por isso, cada instituição organizou uma equipe para ficar responsável por um setor: acolhimento almoxarifado, banheiro, dormitório, refeitório, além da limpeza e da alimentação.

“Este período de pandemia uniu os projetos sociais, que, antes, trabalhavam individualmente, e, hoje, estão todos juntos no Comitê Emergência e Rua trabalhando em prol dos vulneráveis”, complementou Claricio Severo Marques, coordenador do projeto Panela do Bem, também parceiro no acolhimento.

Ainda, devido à pandemia, a equipe da Secretaria de Saúde irá ao local para dar instruções aos acolhidos sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do coronavírus.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo