Arquivo

Escola de fábrica. Conheça mais sobre um excelente projeto que une universidade e empresas

Os detalhes do programa “Escola de Fábrica”, quem dele participa e o que ele representa para a formação de profissionais qualificados (sempre uma boa notícia), você fica sabendo no material enviado pela assessoria de comunicação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Acompanhe:

“UFSM, CACISM e empresas unidas para capacitar jovens

Enquanto muitos alunos descansam nas férias, 84 jovens santa-marienses de baixa renda comemoram a participação nos cursos de Mecânico Montador e Mecânico de Manutenção, que iniciaram as aulas na primeira quinzena de dezembro de 2008 e vão até 30 de junho de 2009.

Além de receberem formação gratuita em uma área com grande procura, os jovens ganham todo o material didático, uniforme, passagens e uma bolsa-auxílio de R$ 150,00 mensais.

Dividido em duas turmas, uma com ênfase em Soldagem (Mecânico Montador) e outra em Usinagem (Mecânico de Manutenção), os cursos integram o projeto Escola de Fábrica, viabilizado através de uma parceria entre as indústrias do setor metal-mecânico de Santa Maria, CACISM (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria), Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e o Ministério da Educação (MEC).

A CACISM atua como Unidade Formadora, sensibilizando e organizando o grupo de empresas que estão custeando as passagens, o lanche dos estudantes, uniforme e seguro de vida.

O pagamento dos professores, laboratórios, material didático, bolsa e kit de higiene é realizado pelo MEC/SEMTEC (Secretaria do Ensino Médio e Tecnológico).

Com quatro horas diárias de aula, a partir de 23 de janeiro os alunos de Mecânico Montador começam a frequentar os laboratórios do CTISM, para aplicar o conhecimento teórico adquirido.

Além das duas turmas do Escola de Fábrica formadas com a CACISM, a UFSM está desenvolvendo, como Entidade Gestora, o curso de Eletricista de Manutenção, ênfase em Redes Elétricas, em parceria com a Schuch Engenharia; o curso de Operador de Laticínio, em Ivorá; e mais quatro turmas em Cruz Alta, sendo duas de Mecânico Montador e duas de Operador de Fabrica.

O Programa Escola de Fábrica foi o caminho encontrado pelo coordenador do projeto, Professor Sergio Adalberto Pavani, depois de um trabalho de 18 meses para executar cursos de formação profissional, utilizando as potencialidades humanas e materiais disponíveis no CTISM e nos demais colégios da UFSM.

As empresas e entidades interessadas em conhecerem o programa podem agendar visita com o coordenador ou com a professora Iza Neuza Bohrer, pelo 3220.8152.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo