Câmara de VereadoresSaúdeTrabalho

CÂMARA. Após queixa dos servidores, direção lança quatro ordens de serviço e endurece combate à covid

Novas medidas determinam que reuniões das comissões especiais e permanentes priorizem encontros com convidados pela forma virtual

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Allysson Marafiga/Arquivo AICV), da Equipe do Site

A confirmação de três servidores do Legislativo de Santa Maria com covid-19 (AQUI) e a inesperada revolta dos funcionários da Casa com a situação, mobilizou a Mesa Diretora do Parlamento nesta quinta-feira (10) (AQUI). A resposta veio na forma de quatro Ordens de Serviço (OS) que endurecem as normas para inibir a proliferação do novo coronavírus.

A OS 29/2020 (LEIA AQUI) determina que não haverá expediente presencial na Casa nesta sexta (11) e na segunda-feira (14). O local passará por uma sanitização e desinfeção. O expediente, nesses dois dias, ocorrerá modalidade home office, das 7h30min às 13h30min.

A OS 30/2020 (CONFIRA AQUI) suprime moções e expediente nobre das sessões e determina que o número de assentos disponíveis nas galerias do Plenário passe das atuais 28 poltronas para 18. Além disso, as comissões especiais e permanentes deverão priorizar a realização de reuniões com convidados pela modalidade virtual.

O controle no acesso de visitantes será ampliado a fim de evitar o fluxo intenso de pessoas nas áreas comuns e será vedado o acesso de vereadores ou servidores pela garagem. Será preciso estacionar o veículo e dirigir-se até a portaria central para verificação de temperatura, higienização das mãos e controle de presença. O objetivo é evitar aglomerações nos corredores e na garagem.

A OS 31/2020 (CLIQUE AQUI) orienta o que fazer caso algum servidor seja enquadrado com suspeita de covid-19 e em caso de confirmação da doença. Se apresentar sintomas, o funcionário deverá afastar-se de suas atividades e realizar exame RTPCR junto à rede pública. Caso o exame seja positivo, o profissional terá que manter-se em isolamento domiciliar e monitorando seus sinais.

“O servidor que teve contato com caso suspeito ou positivado e não apresentar quaisquer sintomas, poderá igualmente realizar o teste, conforme constante no item 1 desta Ordem de Serviço, e continuará trabalhando, conforme fluxograma anexo a esta Ordem de Serviço”, diz trecho do documento.

Por fim, a OS 32/2020 (PARA LER, CLIQUE AQUI), entre outras medidas, veda a permanência de assessores parlamentares no Plenário durante as sessões. Caberá aos seguranças da Casa advertir para que ocorra a imediata saída.

As medidas tomadas pela Mesa Diretora atendem, em parte, as reivindicações dos funcionários do Parlamento que solicitavam, entre outras coisas, a realização das sessões apenas de forma virtual, um protocolo (quarentena) em caso de servidores contaminados e garantia de testes aos servidores suspeitos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Se o concursado. Ganha mais ou menos. Isso é outra questão.
    É uma pandemia mundial, e se não manter os cuidados e medidas necessárias pode ocorrer outra onda como já vem acontecendo em outros países. Os jovens têm maior resistência a doença. Mas e os idosos?! Esses servidores que contraíram a doença com quantas pessoas ou colegas conviveram até que descobrissem que estavam doentes?
    Eu como cidadão esperava mais seriedade da câmara de vereadores quanto a prevenção com a covid. No início da pandemia anunciaram que abriram mão de 5 milhões para ser usado na covid. E agora pelo visto fazer pouco causo ou chamam de histeria quem quer se proteger. Se os vereadores não protegem nem os seus, o que pensar de como agem com a população bem geral.
    E os assintomáticos existe levantamento?
    Enquanto fazem pouco caso, o comércio segue com restrição quebrando, os bares não podem abrir, as escolas fechadas, frigorífico fechado. Mas na câmara o vírus e só uma gripe zinha.

  2. Se olhar no portal da transparência logo se entende o motivo do gritedo.
    Tem uma servidora ganhando quase o dobro do que ganha um vereador imagina o volume de trabalho.
    Não encontrei nenhum salário menor do que 3 salários mínimos.
    Isso que da a estabilidade que é paga pela sociedade .
    Não entendi qual o risco que tem na Vale Machado e não tem no mercado, nos locais que frequentam fora de lá.

  3. Gosto de acompanhar e ver os vereadores fiscalizando com tanto empenho. Mas pelo jeito eles não se cuidam na câmara. Aqui em casa politico não entra esse ano, não quero pegar covid. Sanitização geral

  4. Esses vereadores em ano de campanha não vão aceitar fazer sessão virtual, pois é melhor fazer sessão aglomerando gente pra fazer homenagem para cumpadre e agora a novidade criar nome de ponte, pois rua não basta mais.
    Vem novembro!

  5. Só o que falta agora reclamarem que querem 100% em casa
    Tá faltando empatia no serviço público mais restrito que isso.
    Uma pergunta o que um motorista faz em home office? E um auxiliar de serviços gerais? E um telefonista ?
    Muitas dúvidas . O meu bolso de contribuinte não tem home office

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo