CinemaCultura

CINEMA. Documentário de diretor santa-mariense, selecionado para Gramado, estreia em canal fechado

Luiz Alberto Cassol, diretor do filme inteiramente produzido da casa de cada um. Obra é um dos filmes gaúchos no Festival de Gramado

Texto da Padrinho Agência de Conteúdo, assessoria de imprensa, com foto de Reprodução

A partir deste sábado, 19, o público pode conferir o documentário ‘Deborah! O Ato da Casa’, no canal Brasil play (https://canaisglobo.globo.com/c/canal-brasil). O filme é um dos cinco selecionados para o 48º Festival de Cinema de Gramado, na Mostra Competitiva de longa-metragens Gaúchos.

O longa documental, que narra a história de uma das principais artistas do Rio Grande do Sul – Deborah Finocchiaro -, foi totalmente feito durante a pandemia e é resultado de trocas sobre o atual momento do Brasil e como ela é capaz de se reinventar.

Deborah fala sobre a relevância do filme como forma de reconhecimento da cultura e da arte:

“A realização do documentário representa a valorização da arte teatral, do artista de teatro, do artista produtor, de todos os que tomam as rédeas do seu ofício para encontrar diferentes formas de expandir as suas manifestações, rompendo cercos, propondo novas perspectivas e oferecendo a arte como forma de contribuição humana, solidária, agregadora.”

A atriz revela ainda que fazer parte da Mostra Competitiva de longa-metragens Gaúchos no 48º Festival de Cinema de Gramado, antes mesmo da estreia do documentário, foi uma grande surpresa.

Com direção de Luiz Alberto Cassol, o documentário foi gravado no final de março, cada um na sua casa – incluindo a equipe. Tudo captado por meios virtuais. Todas as reuniões de pré-produção e pesquisa, gravações, edição e finalização foram feitas de forma remota.

“Foi algo absolutamente diferente de todos os documentários que dirigi, pois não tinha a presença física da equipe e não podia ver diretamente as reações a cada resposta da Deborah. Tudo foi por uma tela de computador. E isso deu também um outro sentido estético e narrativo ao filme.” conta o cineasta Luiz Alberto Cassol.

O documentário ‘Deborah! O Ato da Casa’ é uma realização da Filmes de Junho Produtora.  A produção é uma parceria da Companhia Solos & Bem Acompanhados, Accorde Filmes, Sala Filmes, Padrinho Agência de Conteúdo e IdeiaAção Design, de forma cooperativa. A distribuição é da Latinópolis.

Sinopse:

Durante a quarentena, por meio de uma tela, pela rede, velocidades diferentes, casas diferentes, olhos e mãos refletem a vida, a obra e as criações da atriz e diretora Deborah Finocchiaro. No isolamento, novas narrativas e encontros.

Ficha Técnica

Com: Deborah Finocchiaro

Direção, Produção e Roteiro: Luiz Alberto Cassol

Direção de Produção: Alexandra Zanela

Direção de Fotografia e Coprodução: Freddy Paz

Montagem e Desenho de Som: Leonardo Cappelatti

Trilha: Laura Finocchiaro

Acessibilidade:

Audiodescrição: Marilaine Costa e Felipe Mianes

Libras: Angela Russo

Designer Gráfico: Luciano Ribas

Produção Executiva: Luiz Alberto Cassol, Paulo Nascimento, Mariliaine Castro da Costa e Marcio Papel

Distribuição: Juan Zapata

Coprodução:

Accorde Filmes

Sala Filmes

Deborah Finocchiaro – Companhia de Solos & Bem Acompanhados

Padrinho Agência de Conteúdo

IdeiaAção

Sorte Produções

Distribuição:

Latinópolis

Produção e Realização:

Filmes de Junho Produtora

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo