EducaçãoTecnologiaUFSM

TECNOLOGIA. Robô projetado na UFSM, da “Taura Bots”, está na maior competição robótica do mundo

Dimitri, quando ainda era um torso robótico, na UFSM e a equipe responsável por ele, que está em Leipzig, Alemanha (fotos Divulgação)
Dimitri, quando ainda era um torso robótico, na UFSM e a equipe responsável por ele, que está em Leipzig, Alemanha (fotos Divulgação)

Por IVANA CAVALCANTE, do Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Tecnologia

A Taura Bots, equipe de robótica formada por acadêmicos do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria, está participando da RoboCup 2016, a maior competição de robótica do mundo. O torneio este ano acontece em Leipzig, cidade ao leste da Alemanha, entre os dias 30 de junho e 4 de julho. Viajaram para a competição o professor Rodrigo Guerra e os acadêmicos Fabrício BottegaJulio Jardim. Também fazem parte da equipe os acadêmicos Fabrício Montenegro e Vitor Dallasta que já estão lá desde o início do semestre.

A RoboCup simula um torneio de futebol, fazendo com que os times tenha que projetar robôs capazes de reconhecer e chutar bolas e, é claro, marcar gols. Na categoria em que a Taura Bots irá concorrer, o torneio se divide em dois tempos de 15 minutos, com dois robôs para cada time. Além da disputa, o evento conta com diversos desafios técnicos que envolvem saltos, desvio de obstáculos e outras tarefas para testar a destreza dos robôs. Na RoboCup, a Taura Bots compõem o time WF Wolves, junto com os robôs projetados pelos acadêmicos da Universidade alemã de Ostfalia, situada na cidade de Wolfenbuttel, que possui uma parceria com a UFSM principalmente na área da robótica.

A Taura já havia participado da RoboCup na China, em 2015, com o robô Juarez, que acabou conquistando o segundo lugar em um desafio técnico. O robô tinha cerca de 60 cm de altura e participava da categoria de humanóides kid size, para robôs com menos de 90 cm. O robô desta competição, o Dimitri, é maior, com 1,30cm e 14 kg, participando da categoria teen size. Uma das grandes novidades do Dimitri é o fato de que o projeto foi inteiramente realizado dentro da UFSM. De acordo com o professor Rodrigo Guerra, como a equipe teve que levar o robô desmontado e remontá-lo no país da competição, havia um receio de que o Dimitri não estivesse pronto para competir. O final foi feliz: Dimitri está qualificado para competir e é provavelmente o maior robô humanoide já construído no Brasil.

Os alunos membros da equipe descrevem a sensação de estar na Robocup como algo sem precedentes em suas vidas: “É inexplicável. Tu conheces gente do mundo inteiro, tu tens experiência com pessoas que tem ideias diferentes e troca experiências. É uma correria infernal, você passa o dia inteiro em cima do robô programando, mas vale a pena, é muito recompensante ver os robôs caminhando e jogando”, afirmou o acadêmico de Engenharia de Controle e Automação Vitor Dallasta. Depois da Robocup, Dimitri já tem um desafio marcado: a Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica, em Recife, entre os dias 10 e 12 de outubro.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI

VÍDEO PROMOCIONAL DA ROBOCUP 2016:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo