Destaque

ELEIÇÕES 2020. Plano de Governo protocolado por Jader Maretoli tem 107 propostas para Santa Maria

Plano de Governo de Jader apresenta dezenas de propostas para áreas como Gestão, Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagens de Reprodução), da Equipe do Site

O candidato a prefeito Jader Maretoli (Republicanos) tem 107 propostas para colocar em prática em sua gestão municipal, caso eleito. Suas ideias foram apresentadas em seu Plano de Governo, protocolado com seu registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Logo na segunda página, Jader explica que, há anos, tem visto os santa-marienses passarem por inúmeras necessidades e, com objetivo de sanar algumas delas, começou projetos sociais voltados às comunidades carentes.

“Entretanto, quanto mais eram realizadas as ações, mais eu percebia a necessidade da cidade em ter um gestor que entendesse de fato o que a população estava clamando. Logo, fiz o levantamento de ações que levariam a população a usufruir de uma política pública eficaz, de qualidade, sendo elas na área da Saúde, Educação, Segurança, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e Rural”, diz o candidato no documento.

O Plano de Governo possui onze páginas. A área de Saúde é a que possui a maior quantidade de propostas, 15 no total. Ele deseja, por exemplo, implantar um sistema de teleagendamento de consultas e exames via 0800, criar postos regionais de saúde com atendimento 24 horas e buscar a transformação da gestão de saúde para plena.

Na Educação, o candidato pretende criar escolas cívico-militares de forma gradativa em regiões que têm o número do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) baixo. Outra ideia é inserir de forma gradativa o uso de uniforme nas escolas municipais.

Em Infraestrutura e Transporte, Jader almeja a construção e revitalização de abrigos de ônibus, padronização de calçadas públicas e a criação de ciclovias que possam unir regiões da cidade.

Na Gestão, uma das metas é diminuir os cargos de comissão (CC) em 30%, o que representaria uma queda dos atuais 199 (dados divulgados em julho pelo Executivo AQUI) para 139 nomes.

Em Segurança e Mobilidade Urbana, ele repete o desejo de aumentar o número de ciclovias e padronizar as calçadas. Outra proposta é criar a Secretaria de Segurança e realizar concurso para a Guarda Municipal.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DO PLANO DE GOVERNO DE JADER

Chama atenção a ideia de promover uma Central de Polícia, que abrigaria em um único local serviços que são prestados pelo Estado e não pelo Município, como Instituto de Criminalista e delegacias especializadas em homicídios, lavagem de dinheiro, drogas, crianças e adolescentes, idoso e mulher.

“Tudo no mesmo prédio. Com instalações adequadas, com características, necessidades e peculiaridades de cada área de atribuição”, diz Jader em seu plano.

No setor de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, o republicano tem algumas outras ideias ousadas: criar o Mercado Público Municipal, uma CEASA (central de abastecimento) regional e construção de um Parque de Exposições.

Na prática, Jader não apresentou exatamente um plano. O documento mais parece uma carta de boas intenções, pois não possui metas de execução definidas ou indicação de onde irão sair as verbas para retirar as ideias do papel. A palavrar “criar” é repetida 28 vezes e “construção” três vezes, o que indica um gasto público elevado em um período difícil para Santa Maria pós-pandemia.

Além disso, aparenta ter sido redigido às pressas e sequer passou por uma revisão. Um exemplo é a primeira proposta logo no início do documento:

Quantas Secretarias Municipais Jader Maretoli pretende descontinuar na Prefeitura Municipal? No plano, o candidato não dá o número

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Não vai se eleger. Fim do assunto. Eleição passada li todos ou a grande maioria dos planos de governo. Nesta não em perigo nenhum de perder meu tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo