ELEIÇÕES 2020. Pozzobom lidera primeira pesquisa. Depois, vêm Cechin, Bisogno, Maretoli, Guerra e Behr

ELEIÇÕES 2020. Pozzobom lidera primeira pesquisa. Depois, vêm Cechin, Bisogno, Maretoli, Guerra e Behr

ELEIÇÕES 2020. Pozzobom lidera primeira pesquisa. Depois, vêm Cechin, Bisogno, Maretoli, Guerra e Behr - bcff39b7-correio-do-povo-pesquisa

Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral traz a tendência de voto dos santa-marienses se a eleição municipal fosse hoje

Da Redação do Correio do Povo, com foto de JOÃO VILNEI (Arquivo/CP)

Pesquisa do instituto RealTime Big Data divulgada pela Record TV RS nesta terça-feira aponta os seguintes percentuais para a disputa pela Prefeitura de Santa Maria, na região central do Estado.

Veja o resultado para o cenário estimulado, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor:

Jorge Pozzobom (PSDB): 28%

Sergio Cechin (PP): 14%

Marcelo Bisogno (PDT): 7%

Jader Maretoli (REPUBLICANOS): 5%

Luciano Guerra (PT): 5%

Evandro Behr (CIDADANIA): 3%

Branco/Nulo: 15%

Não sabe/Não respondeu: 23%

O levantamente também apurou a rejeição dos candidatos. A resposta, neste cénario, é múltipla:

Jorge Pozzobom (PSDB): 16%

Marcelo Bisogno (PDT): 7%

Jader Maretoli (Republicanos): 6%

Luciano Guerra (PT): 6%

Sergio Cechin (PP): 5%

Evandro Behr (Cidadania): 4%

Rejeita todos: 9%

Não rejeita nenhum: 26%

Não sabe/Não respondeu: 21%

O instituto também apurou a opinião dos eleitos de Santa Maria sobre o atual governo à frente da prefeitura do município. As respostas foram as seguintes:

Satisfação com o mandato do prefeito Jorge Pozzobom:

Ótimo/Bom: 24%

Regular: 55%

Ruim/Péssimo: 20%

Não sabe/Não respondeu: 1%

Aprovação do mandato do prefeito Jorge Pozzobom:

Aprova: 54%

Desaprova: 30%

Não sabe/Não respondeu: 16%

Aprovação do mandato do governador Eduardo Leite:

Aprova: 49%

Desaprova: 43%

Não sabe/Não respondeu: 8%

Aprovação do mandato do presidente Jair Boslonaro:

Aprova: 45%

Desaprova: 49%

Não sabe/Não respondeu: 6%

A pesquisa foi contratada e realizada pelo instituto RealTime Big Data entre 23 e 26 de setembro de 2020, com 650 entrevistados. Margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Registro no TSE: RS-08112/2020.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



7 comentários

  1. Rose

    Instituto que precisa usar nome em ingles….não me serve…e muito poucos entrevistados…não acredito que o PT tenha menos votos que o “Pastor”….pode estar registrada mas que reflete os votos em santa maria …duvido….tenho andado por ai e voto para Pozzobom só daqueles que estão na folha.

  2. O Brando

    49% de aprovação de Leite, o impostor, tem poucas explicações. Ou a cidade é muito tucana ou é muito burra, coisas que não são necessariamente excludentes uma da outra. Quanto a pesquisa parece que utilizaram a população total da cidade para calcular a amostra e não o numero de eleitores. Não é minha praia, mas tomaria cuidado com as conclusões.

  3. Reinaldo Lima

    Gostaria de saber como os senhores que acusam as pessoas de propagarem FAKENEWS, divulgam uma pesquisa destas, que a própria JUSTIÇA manda tirar do ar por ser INVERÍDICA.

    O site irá se desculpar com a população, com os eleitores e com os Partidos Políticos de Santa Maria e assumir o ABSURDO de tal publicação?

    Seria desespero do atual Prefeito com.seu alto índice de rejeição para enviar ao site está pesquisa MENTIROSA E ILEGAL ?

    E o site não averiguou a veracidade das informações? Ou por seus gestores serem formadores de opinião resolveram interferir e confundir o eleitorado?

    A partir desta publicação de FAKENEWS o site do Sr. Claudemir Pereira passava estar desacreditado em qualquer manifestação política relativa as eleições de 2020.

    Lamentável

    Espero sinceramente que o site demonstre a lisura de sempre e se retrate com a comunidade Santamariense e com todas as coligações e candidatos envolvidos no pleito.
    FAKENEWS NÃO…

    NOTA DO EDITOR: a pesquisa está REGISTRADA no Tribunal Superior Eleitoral e isso CONSTA, inclusive com o número, na matéria publicada.
    NÃO HÁ decisão judicial ALGUMA contra o REGISTRO. O que existe (e a informação correta, e não queixosa, como a do leitor – que é dirigente partidário) é uma tentativa de impugnação pelo MP em Caxias do Sul. E SÓ.

    No caso de Santa Maria, não há qualquer tentativa de impugnação do MP. Pelo menos por enquanto.

    Agora, os resultados, bem, aí cada um tem a oipnião que quiser. Esse site apenas reproduziu material originalmente publicado no Correio do Povo.

    Por sinal, se alguém se interessar, seguem os links para pesquisas feitas pelo mesmo instituto em outras cidades e também publicadas pelo jornal da capital.

    PORTO ALEGRE: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/divulgada-pesquisa-para-prefeitura-de-porto-alegre-1.485353
    CAXIAS DO SUL: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/pesquisa-realtime-big-data-aponta-como-est%C3%A1-a-disputa-pela-prefeitura-de-caxias-do-sul-1.488327
    SANTA MARIA: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/pesquisa-realtime-big-data-aponta-como-est%C3%A1-a-disputa-pela-prefeitura-de-santa-maria-1.488354
    ALVORADA: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/pesquisa-aponta-como-est%C3%A1-a-disputa-pela-prefeitura-de-alvorada-1.488374
    PASSO FUNDO: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/pesquisa-realtime-big-data-aponta-como-est%C3%A1-a-disputa-pela-prefeitura-de-passo-fundo-1.488365

    De resto, para esse site, com essas informações, o assunto está ENCERRADO.

  4. Reinaldo Lima

    ::||| NOTA DO CONRE4
    Informamos que a empresa REAL TIME BIG DATA GESTAO DE DADOS LTDA não possuí registro junto ao Conselho Regional de Estatística da 4ª Região (CONRE4), contrariando assim a Resolução CONFE nº 87/77 e a Resolução CONFE nº 323/18.
    Informamos também que em razão de atividades de pesquisa eleitoral irregulares na 4ª Região, foi lavrado Auto de Intimação nº 05/2018 contra a empresa em 18.09.2018. A empresa não recorreu e nem apresentou defesa, sendo então multada por decisão do Plenário do CONRE4, reunido em sessão nº 844 realizada em 09.11.2018.
    No ano de 2020, novamente foi verificado que a empresa está realizando atividades estatística na 4ª Região sem o devido registro, sendo então oficiada em 02.09.2020 por meio do Ofício CONRE4 nº 11/2020, o qual também não foi respondido.
    Ainda, durante o processo de fiscalização, verificamos irregularidades nos planos amostrais de duas pesquisas realizadas pela referida empresa no Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul e em Alvorada, sendo autuadas denúncias ao Ministério Público Eleitoral sob nº 01443.000.020/2020 (Caxias do Sul) e 01602.000.337/2020 (Alvorada). A Promotoria Eleitoral de Caxias do Sul acatou a denúncia e encaminhou representação ao Juiz da 136ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul. Da mesma forma, A Promotoria Eleitoral de Alvorada encaminhou mensagem ao CONRE4 informando que estava com instabilidade na rede, mas a Dra. Karinna Licht Orlandi, Promotora Eleitoral, iria ajuizar impugnação ao registro da pesquisa.
    Portanto, considerando a falta do competente registro, os precedentes de 2018, o fato da empresa não responder as comunicações do CONRE4 e as irregularidades constatadas em pesquisas em 2020, com denúncias acatadas pelo Ministério Público Eleitoral, o CONRE4 manifesta que não pode atestar a idoneidade das pesquisas realizadas pela empresa REAL TIME BIG DATA GESTAO DE DADOS LTDA, nem a ausência de tendenciosidades, vieses e quaisquer tipos de distorções nas mesmas, que possam induzir o eleitorado a erro ou simular cenários inexistentes beneficiando um ou outro candidato.
    CONSELHO REGIONAL DE ESTATÍSTICA DA 4ª REGIÃO (PR/SC/RS)

  5. Rose

    Sei que o dono do sitio não vai publicar meu comentario, mas quase sempre o editor tem a tendencia ao PT e ultimamente o PSDB, claro que entendo que o sitio não é imparcial, abraço da sua melhor comentarista .

  6. O Brando

    Bom, não vi nenhum absurdo no resultado da pesquisa fora Leite, o impostor. Amostra está um pouco dilatada, mas na eleição para presidente um que outro instituto de pesquisa dobrou o tamanho da amostra (erram muito) e manteve a mesma margem de erro. Já vi eleições pelo mundo afora apresentar erro na pesquisa da boca de urna. Total zero, não é minha praia, quem manja destas coisas na cidade segundo minha caderneta, pessoa conhecida, é o Rui Giffoni.
    Não tenho procuração para defender o editor. Entretanto Fake News não é, a pesquisa existe, se foi ou será impugnada é outra história.
    Empresa e registro no Conselho Federal, trata-se de formalidade. Não diz nada sobre o resultado da pesquisa.

  7. O Brando

    Impressão da Rose procede (embora PT seja mais circunstancia e PSDB seja a esquerda mais competitiva no momento). Editor tem direito a ideologia dele e até as pedras da Rio Branco sabem. Busilis é o anti-Cavalanismo. Cechin teoricamente (nada que não possa mudar) apoiará Heinze para governador na próxima eleição, ou seja, trabalhara direta ou indiretamente para reeleição do Cavalão. Pleito vindouro na UFSM deverá mostrar muita coisa. Candidato da situação deve ser o vice (que vem da esquerda do Centro de Tecnologia). Comparecimento do eleitorado é historicamente baixo, fácil de influenciar o resultado. Provavelmente lançarão mais de um candidato vermelhinho para forçar uma lista tríplice totalmente vermelhinha. Independentemente disto, se forem dois vermelhinhos e um candidato de centro, não importa, este último terá chance de ser nomeado e será rotulado de ‘Cavalanista’.
    Divago. Resultado da pesquisa já foi publicado e produziu os efeitos que teria que produzir inclusive o barulho. Na ultima eleição o editor falou nas entrelinhas que Valdeci estaria eleito, pesquisa interna uns 15 dias antes do passeio as urnas. Cladistone batalhou (não foi o Regional, esta foi a desculpa dos derrotados) e ganhou por duzentos e poucos votos. Aos descontentes, ainda há tempo, trabalhem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *