DestaqueEconomiaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Casas de Passagem, queda no PIB estadual, o Censo Previdenciário, Castramóvel

No estudo trimestral do PIB, estiagem é personagem principal no Rio Grande

Casas de passagem: 100 leitos durante o inverno para famílias em situação de rua e vulnerabilidade social (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Alojamento, roupas de cama e banho, alimentação e higiene estão disponíveis nas casas de passagem do município a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, dá conta a Prefeitura.

* Durante o inverno são 100 leitos nas casas Novo Mundo (Rua Bento Gonçalves, 450), Maria Madalena 1 e 2 (Rua Ernesto Beck 224 e 225) e Casa de Acolhimento de Inverno (Anexo à Maria Madalena).

* Funcionam 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com quadro de recursos humanos capacitado para o acolhimento, com horários flexíveis para entrada e saída dos usuários.

* Começa na próxima segunda-feira (26) o censo cadastral previdenciário dos servidores municipais de Santa Maria, informa a Prefeitura.

* Realizado a cada cinco anos, tem por finalidade atualizar a base cadastral de servidores e dependentes, favorecendo o cálculo atuarial anual e manutenção do e-social.

* O censo vai até 31 de julho, sendo obrigatório para servidores da ativa e dependentes, incluindo autarquias.

* É necessário acessar o Site, onde o servidor deve optar pelo teleatendimento ou agendar atendimento presencial.

Castramóvel é gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de MInas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

* Aberta a 2ª etapa de cadastro para cirurgias de ovariohisterectomia em cães e gatos, informa a Prefeitura.

* Também será a 1ª etapa de inscrições para orquiectomia de caninos e felinos, que serão realizadas em clínica médica veterinária terceirizada.

* Os proprietários interessados em utilizar o serviço gratuito deverão realizar o cadastro no dia 4 de julho, das 14h às 17h, no hall da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277 – Centro).

* Cada família poderá inscrever no máximo três animais. Todas as informações aqui.

* O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou queda de 0,7% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o quarto trimestre de 2022.

* As maiores quedas foram nos setores da Agropecuária (-21,3%) e na Indústria (-4,4%), enquanto os Serviços apresentaram um leve crescimento no período (+0,3%).

* No país, o PIB registrou alta de 1,9% na mesma base de comparação.

* No acumulado em quatro trimestres, o PIB do RS apresentou retração de 3,4%. No país, a economia teve crescimento de 3,3% no mesmo período de comparação.

* Em relação ao mesmo período de 2022, o PIB do RS registrou crescimento de 1,7% no primeiro trimestre, enquanto o Brasil obteve alta de 4% na mesma base de comparação.

* Os números do PIB gaúcho no 1º trimestre foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), antiga FEE.

* Em relação ao mesmo período de 2022, o PIB do RS registrou crescimento de 1,7% no primeiro trimestre, enquanto o Brasil obteve alta de 4% na mesma base de comparação.

* Nesta comparação entre os três primeiros meses de 2022 e 2023, o personagem principal no Rio Grande do Sul é a força da estiagem, mais forte no ano anterior.

* As perdas de 2022 tiveram tanto impacto que, no comparativo, 2023 registrou alta no PIB agropecuário de 13,6%, com destaque para a soja (+57,7%), milho (+37,8%) e uva (+19,8%).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo