EducaçãoEstadoTrabalho

ESTADO. Piratini anuncia promoções para 2,7 mil servidores de educação. Decisão tem efeito retroativo

Governador José Ivo Sartori assinou os atos para a liberação do benefício que alcança 2.448 professores e 266 servidores de escola
Governador José Ivo Sartori assinou os atos para a liberação do benefício que alcança 2.448 professores e 266 servidores de escola

Por LETÍCIA BONATO (texto) e DANIELA BARCELLOS (foto), do Palácio Piratini

Mais de 2,7 mil servidores da Educação serão beneficiados, a partir deste mês, com pagamentos referentes a alterações de nível, que foram solicitadas entre julho e setembro de 2014, pela conclusão de cursos de licenciatura, especialização, mestrado ou doutorado. O governador José Ivo Sartori assinou, nesta sexta-feira (16), os atos que liberam o benefício a 2.448 professores e 266 servidores de escolas do Rio Grande do Sul.

O depósito será em folha suplementar até o final do mês de setembro. De acordo com a Secretaria da Fazenda, o impacto mensal está calculado em R$ 635.034,52. O retroativo do benefício, que deixou de ser pago desde o início de 2015, chega a R$ 13,3 milhões.

Para Sartori, esse é um esforço para valorizar todos os professores e servidores que trabalham no magistério.

A secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann, afirmou que a assinatura dos atos foi uma decisão de governo que não estava prevista na pauta da categoria. “As alterações foram possibilitadas pelo Tesouro e a secretaria vai trabalhar para logo as outras que ainda deverão ser pagas. Não existe governante que não paga porque quer, mas pela impossibilidade financeira, todos sabemos das dificuldades do Estado”, ressaltou.

Solicitação do benefício

O atual Plano de Carreira dos servidores do magistério estadual foi criado na década de 1970 e possui seis níveis. Os dois primeiros para servidores com Ensino Médio, os três intermediários para os com licenciatura curta ou plena e o último composto pelos que possuem pós-graduação, mestrado ou doutorado.

A solicitação para progressão de nível pode ser feita diretamente na Coordenadoria Regional de Educação a qual o servidor pertence. Durante o ano, são dois períodos vigentes para o encaminhamento dos pedidos: entre 1º de julho e 30 de setembro, e de 1º de janeiro a 31 de março.

Estiveram presentes o secretário adjunto da Fazenda, Luiz Antonio Bins, diretores, professores e funcionários de escolas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo