Artigos

Chegamos ao artigo 200: e a educação continua sendo a nossa prioridade absoluta – por Jorge Pozzobom

Um balanço na área do ensino, após cinco anos de interação com os leitores

O nosso primeiro artigo publicado aqui neste espaço, em 26 de fevereiro de 2019, teve como título: “Educação em Santa Maria é compromisso assumido e não mero discurso”. Passados mais de cinco anos deste importante registro, reafirmo com toda a convicção que o compromisso que assumimos com a educação, desde o início da nossa gestão, tem sido cumprido com sucesso.

Neste primeiro artigo, escrito em 2019, a nossa secretária de Educação, Lúcia Madruga, e eu registrávamos a posse de 75 diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Ensino, era início de ano letivo e estávamos muito felizes com as vitórias já conquistadas e com aquelas que estavam por vir. De lá para cá, foram inúmeros desafios, como a pandemia da Covid-19, que também afetou a educação no mundo inteiro. Mesmo assim, enfrentados tantos gigantes, temos muito a comemorar.

Em 2023, por exemplo, junto ao nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, realizei um dos meus maiores sonhos como prefeito, quando recebemos em mãos os primeiros uniformes para os nossos estudantes do Município. São 9 peças, de verão e inverno, escolhidas a partir de uma construção coletiva entre pais, alunos e educadores, sob a criação do curso de Design da Universidade Franciscana (UFN). Foi bonito contar com a participação das famílias, as quais sugeriram desde a cor – azul marinho, mais fácil de cuidar – aos modelos: moletom-canguru, para guardar o celular; short-saia, para ficar mais à vontade, entre outros detalhes.

Nossa Rede Municipal de Ensino conta com cerca de 20 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, para atender bem os nossos estudantes, não pensamos duas vezes em investir em profissionais e estrutura. Para isso, nossa gestão soma a contratação de mais de 1,5 mil professores, sendo que 518 deles são para suprir as demandas das novas creches, bem como licenças de saúde e maternidade, aposentadoria, entre outros. E, claro, não posso deixar de destacar a entrega de novas escolas.

No ano passado, entregamos a Escola de Educação Infantil (Emei) Gianna Grassi Didonet, no Bairro Nova Santa Marta, no dia 30 de setembro; e a Creche da Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, no dia 4 de maio, bem como a Emei Monte Bello, entregue em 15 de dezembro. Também em 2023, entregamos duas unidades da Casa da Criança, que foram totalmente reformadas.

Somam-se a essas, a EMEI Glaci Corrêa da Silva, Vila Brenner, no Bairro Divina Providência, entregue em março de 2020; e a EMEI Ivanise Jann de Jesus, Loteamento Cipriano da Rocha, no Bairro Pinheiro Machado, inaugurada em setembro de 2019. Lembrando, ainda, da Emef Santa Flora, entregue, neste ano, para cerca de 150 alunos.

E, como as boas notícias não param por aí, em breve, entregaremos a Emei da Medianeira, no Bairro Medianeira. Ou seja, são 85 escolas municipais em Santa Maria. Isso significa mais do que aprendizado. Simboliza segurança, proteção e amor. E mais do que isso: milhares de pais e mães podendo trabalhar sabendo que os filhos estão em sala de aula.

Quero agradecer ao meu querido amigo Claudemir Pereira por me confiar esse espaço tão importante de comunicação. E, assim como escrevi em 2019, não poupamos esforços para buscar alternativas que qualifiquem, valorizem e impulsionem a nossa Rede Municipal de Ensino. Sou muito grato a Deus por ter uma pessoa importantíssima do meu lado, o Rodrigo Decimo. Ele é fundamental para a realização de todo esse trabalho. Juntos, acreditamos que a educação é o único caminho capaz de transformar realidades. Por isso, para nós, ela continuará sendo prioridade absoluta, não só no discurso, mas na prática.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo é de autoria de Marcelo Oliveira/Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É um ‘comédia’ como dizem em SP. ‘Matriz curricular, sistema de gestão, falta de professores, falta de estagiários e monitores, um terço de hora-atividade, revisão salarial, todas pautas que voltam à debate na assembleia do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria marcada para esta quarta-feira (10) na sede da entidade.’ Texto do proprio site. Imagine se não fosse prioridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo