Câmara de VereadoresJudiciárioSanta MariaTragédia

KISS. Protesto toma conta das ruas do centro. E, nele, palavras de ordem e convocação para irem à CPI

Aumenta a contrariedade dos familiares. A praça, na tarde passada, foi um exemplo
Aumenta a contrariedade dos familiares. A praça, na tarde passada, foi um exemplo

kiss seloÉ improvável a participação de dirigentes da Associação dos Familiares das Vítimas da tragédia, na reunião da manhã desta sexta, da CPI da Kiss, na Câmara de Vereadores. No mesmo momento, haverá encontro com o Ministério Público, para tratar de providências a ser tomadas por conta da decisão do Tribunal de Justiça, que libertou os réus presos na Penitenciária de Santo Antão.

No entanto, se depender do que foi dito na tarde passada, no protesto que começou e terminou na Praça Saldanha Marinho, mas se estendeu por várias vias da cidade, não faltarão familiares e amigos das vítimas, no encontro marcado para iniciar às 9 horas. O depoimento mais aguardado é o do ex-secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Medeiros.

A própria convocação para a CPI mostra uma mudança no comportamento das manifestações dos familiares das vítimas. Antes, previamente agendadas e com antecedência. Agora, ao sabor dos acontecimentos da hora, podem acontecer a qualquer momento, como se depreende das palavras dos participantes e coordenadores. Isso foi detectado, por exemplo, pelo repórter Luiz Roese, como mostra reportagem que ele assina, publicada originalmente no portal Terra. Ah, as fotos são deste editor. Ah, uma observação: a imagem que abre o texto principal, ali em cima, a partir desta data passa a ser o “selo” com o qual o editor marcará todas as notas feitas sobre a tragédia. Acompanhe:

Decisão do TJ-RS leva famílias de vítimas da Kiss a intensificar protestos

Antes da decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) decidir conceder a liberdade aos réus do processo da tragédia da Kiss, as manifestações pedindo por Justiça em Santa Maria (RS) eram ordeiras e com avisos prévios às autoridades. Nesta quinta-feira, foi diferente. Centenas de pessoas começaram um ato de protesto na praça Saldanha Marinho, no centro, e depois percorreram ruas e avenidas da cidade, trancando o trânsito em vários oportunidades.

O ato começou por volta das 15h, na Saldanha Marinho. Não faltaram críticas à decisão do Judiciário. Um dos mais emocionados era Flávio José da Silva, pai de Andrielle Righi da Silva, que morreu na tragédia aos 22 anos. “Depois da palhaçada da Justiça, só rindo para esquecer. Tem que dar espaço a gente nova, tirar esse ‘cacaredo’ do tribunal”, disse Flávio com a ajuda de um megafone.

Fátima Cardoso também se juntou à manifestação por causa do filho, Rogerio, que morreu na tragédia. “Fiquei tão indignada com a decisão da Justiça que não consegui dormir na noite passada. Foi uma vergonha, uma palhaçada.”

Em meio aos protestos, era pedida a presença maciça de familiares na audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores que investiga a tragédia, que será realizada às 9h desta sexta-feira. “Agora não adianta mais. Vai se criar a maior pizza de Santa Maria. Mas temos que estar lá para marcar posição”, bradou Ildo Toniolo, pai de Leandra Toniolo, 23 anos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Esse painel acompanha todas as manifestações dos familiares, com fotos das vítimas
Esse painel acompanha todas as manifestações dos familiares, com fotos das vítimas

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Adminstração Pública é isso irmão! Num país como o Brasil essa é a cultura geral, ou seja: NÃO DÁ NADA!
    Viu pq precisamos de partidos e não de Homens Fortes nos Parlamentos e Executivos? Talvez aprendamos com a dor…Talvez!

  2. É uma vergonha, é um escandalo o que estão fazendo na CPI da Farsa.
    Os sobreviventes, os pais das vítimas e a sociedade não merecem o que estamos vendo e ouvindo.
    Esta atitude dos vereadores governistas, do prefeito, seu vice, CCs e secretários vai deixar uma chaga profundo na cidade.
    A chaga da impunidade e da irresponsabilidade.
    Justiça já!!

  3. Os familiares deveriam ter ido desde o início para notarem que tudo o que não se quer por lá é investigar.

    Na última oitiva ficou bem clara a falta de isenção da Presidência da CPI quando a Vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB) xingou o Vereador Luciano Guerra (PT)quando ele perguntou qual teria sido a perseguição e o conteúdo das postagens do facebook, que o fiscal Ricardo Bieri falou à policia civil e constam na página 66/67 do relatório do inquérito.

    A Presidente nervosa e de forma descontrola e autoritária só faltou mandar o Vereador Luciano calar a boca.

    Lá no relatório do inquérito diz: “RICARDO BIERI (15/02): p. 2103. É servidor público municipal da Prefeitura Municipal de Santa Maria-RS há vinte anos, sendo que desde 1998 é fiscal municipal. Em setembro de 2008, passou a trabalhar no Setor de Alvarás e Posturas da PREFEITURA MUNICIPAL. Em 2009, o referido Setor passou a denominar-se Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana. Desde agosto de 2010, o chefe de equipe é CLAUDENIR JOSÉ DOS SANTOS, o qual foi antecedido por MARCUS VINICIUS BIERMANN. Em 2009, o Secretário de Controle e Mobilidade Urbana era SÉRGIO MEDEIROS. Em 2011 foi MARCELO BISOGNO, sendo que atualmente o Secretário é MIGUEL PASSINI. O superintendente do setor é BELOIANYS PIETRO, o qual é superior hierárquico do chefe de equipe e subordinado ao Secretário. No setor de Alvarás, existem cerca de quatorze fiscais. Disse que apresentou um “Ofício Sugestão” datado de 09/11/2012, que assinou junto com outros fiscais municipais e dirigido ao Secretário PASSINI. No documento, foram apresentadas algumas sugestões para melhorar os serviços prestados à população, entre os quais uma ação integrada entre a fiscalização da PREFEITURA MUNICIPAL, Brigada Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Secretária do Meio Ambiente. Tal sugestão foi apresentada ao Secretário PASSINI em razão de não existir nenhuma comunicação entre as Secretarias, Setores e os Órgãos específicos. Salientou que jamais obtiveram uma resposta do ofício e o Secretário PASSINI sequer deu alguma satisfação, contrariando, assim, a Lei Orgânica Municipal. Acrescentou, por fim, que – devido a uma postagem que fez no facebook – recebeu uma ameaça velada do Secretário PASSINI, por meio do Chefe de Equipe CLAUDENIR e de telefonemas de pessoas que representavam o Superintendente, para que retirasse a postagem na rede social. Disse que não retirou a postagem que havia feito.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo