Destaque

ELEIÇÕES 2020. Empresa contratada por Cechin para fazer pesquisa obtém liminar para divulgar dados

Divulgação estava impedida após ingresso de Jorge Pozzobom na Justiça

Desembargador André Luiz Planella Villarinho liberou a divulgação da pesquisa contratada por Sergio Cechin. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

A pesquisa contratada pelo candidato a prefeito de Santa Maria, Sergio Cechin (PP), não está mais impedida de ser divulgada. A empresa responsável pelo estudo, Doop Consultoria em Gestão Pública e Pesquisas, obteve neste sábado (28) liminar que permite tornar público os dados. A proibição havia sido conferida pelo juiz eleitoral Rafael Pagnon Cunha, na sexta-feira (27), após Jorge Pozzobom (PSDB) ingressar na Justiça contra a publicização do estudo.

A proibição teve como base a ausência da assinatura digital do estatístico responsável e um suposto vício em seu método de entrevista, já que os nomes dos candidatos não eram apresentados em um disco com o mesmo tamanho para ambos na pesquisa estimulada, mas em forma de lista com Cechin à frente de Pozzobom.

Todavia, o desembargador André Luiz Planella Villarinho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), considerou que a ausência da assinatura com certificação digital do estatístico é uma formalidade que não vicia o registro, “tendo em vista a correta indicação do nome do estatístico regularmente inscrito no conselho profissional com documentação hábil a comprovar o fato”.

Em relação à ausência do disco para as entrevistas, o desembargador considera que não se evidencia qualquer prejuízo ou desproporcionalidade uma vez que são listados apenas dois nomes neste segundo turno.

“Não cabe à Justiça Eleitoral criar exigências não previstas em Resolução específica do TSE, ou mesmo limitar o meio eleito para a realização da pesquisa eleitoral”, diz trecho da decisão de Villarinho.

Pesquisa
O estudo da Doop Consultoria em Gestão Pública e Pesquisas foi realizado entre segunda (23) e terça-feira (24), ouvindo 444 pessoas, em diversos bairros e distritos de Santa Maria, sendo 248 mulheres (55,9%) e 196 homens (44,1%). A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O contratante é o candidato a prefeito Sergio Cechin. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número: RS-04236/2020.

Na estimulada foi questionado: Em quem o Sr.(a) votaria para Prefeito(a) e Vice(a)? 264 (59,5%) responderam Sergio Cechin e Dr. Francisco e 136 (30,6%) responderam Pozzobom e Rodrigo Decimo. Outros 44 (9,9%) não souberam responder.

Outra pergunta feita aos entrevistados foi: Sendo estes os candidatos em quem você NÃO votaria? 194 (43,7%) responderam Pozzobom e Rodrigo Decimo, 136 (30,6%) responderam não sei e 114 (25,7%) responderam Sergio Cechin e Dr. Francisco.

Confira os dados da pesquisa na íntegra.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo