DestaqueEleições 2020Política

LÁ DO FUNDO. O telefonema de Pâmela, o que fazer na última semana, a pesquisa registrada no TSE

Instituto desconhecido na cidade, estratégias para angariar últimos votos...

Por Claudemir Pereira

– No início da noite de quinta-feira, toca o celular do escriba: “- alô! – falo com o ‘seu Claudemir’? – sim. – Aqui é Pamela. O senhor conhece…”

– Exceto pelas reticências (que escondem o nome do candidato dito pela moça), acima você tem o início do diálogo do editor com a cabo eleitoral de um candidato a vereador.

– Trata-se de uma abordagem que começa a se tornar mais comum, a partir das dificuldades de campanha, especialmente para os concorrentes à Câmara.

– Dito isto, um prognóstico e um pedido. Primeiro, essa prática, com militantes (pagos ou não) telefonando para os eleitores tendem a se reproduzir nesses últimos dias.

– O pedido: tenta ser gentil com essas pessoas. Afinal, são esses homens e mulheres que ajudam a manter a democracia em pé, nesses tempos pandêmicos.

– Aliás, nessa campanha cheia de dificuldades e com as redes sociais sendo, mais que angariadoras de votos, mantenedoras dos já existentes na “bolha” de cada um, a criatividade vira obrigatória.

– Até a noite deste domingo, apenas uma pesquisa de intenção de voto em Santa Maria estava registrada no site do Tribunal Superior Eleitoral. O que significa ser a ÚNICA que pode, em tese, ser divulgada.

– Como você vê na imagem acima, entre esta segunda e a terça-feira, 601 eleitores santa-marienses serão consultados acerca da tendência de voto para prefeito.

– O editor reconhece: jamais ouviu falar do instituto Logic-Press Brasil. Consultas informais deram conta de que é empresa que lida também com publicidade e é de Cachoeira do Sul.

– No registro, consta que seja ela a própria contratante. O que significa (e é legítimo, este site já foi alvo de propostas de outras organizações) que deverá tentar vender para empresa e/ou candidato.

– Pesquisas de Mercado estão no porfólio da empresa, segundo consulta feita pelo editor. Que também soube ter ela feito levantamentos para mídia em Cachoeira do Sul.

– Se alguém comprar e divulgar, se saberá. Este site, porém, já antecipa: não tem preocupação com a prioridade, nem com exclusividade. E avaliará a publicação, se o resultado se tornar público.

– É um salto no desconhecido tentar imaginar alguma surpresa possível nos derradeiros dias de campanha eleitoral em Santa Maria.

– No entanto, algo é possível antecipar: o eventual acirramento na disputa pode fazer com que o tom se eleve, pelo menos no trololó eletrônico, que encerra na quinta-feira, 12.

– Por sinal, exatamente na noite desse dia se terá o debate promovido pelo Diário. E aí se saberá, enfim, quem tem garrafa pra vender e o preço que cada uma vai custar, metaforicamente falando.

– Fora isso, o que cada um dos candidatos a prefeito (e as centenas a vereador) poderão fazer, para obter os últimos votos, além dos telefonemas de Pâmelas e Luizes? Tchan-tchan-tchan-tchan!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gentil? Será mandado(a) para o diabo que o carregue e será informado(a) do procedimento a tomar com a ‘democracia’, Uma coisa é civilidade outra é bundamolismo.
    Pesquisa caso se torne publica torna irrelevante a publicação pelo site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo