Câmara de VereadoresCulturaEducaçãoEleições 2014JudiciárioPartidosPolíticaPrefeituraTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Convenções, só discursos, Genuíno e Dirceu, troca de ministros, Editora UFSM…

* Se depender do Boletim Legislativo 34/2014, que traz a Ordem do Dia, só mesmo os discursos na tribuna, para garantir alguma emoção, na sessão desta quinta, da Câmara.

* Não há um mísero projeto para ser votado – exceto a redação final dos que foram aprovados na terça e os tradicionais requerimentos e moções. Para mudar isso, só acordo entre os líderes. O que nunca pode ser descartado.

* Se encaminha para o final o prazo para a realização das convenções partidárias, definidoras das candidaturas estaduais e federais para o pleito de 5 de outubro.

* Entre os graúdos, no território gaúcho, a principal é a do Partido Progressista, que acontece na sexta-feira, em Porto Alegre. E, pelo menos até o momento em que esta seção é redigida, há ainda uma indefinição.

* Certa é Ana Amélia para o Piratini e (praticamente acordado)  Cassiá Carpes, do Solidariedade, para vice. O nome ao Senado é do PSDB, que nada definiu ainda.

* No plano nacional, dois destaques. Um é a convenção (também chamada de congresso) do PSB, no sábado. Nela serão oficializados os candidatos Eduardo Campos (Presidente) e Marina Silva (vice).

* Na sexta, 27, em Brasília, o PC do B reafirma apoio a Dilma, do PT; no mesmo dia em que o PTB, em Salvador, confirma a mudança de lado, aderindo a Aécio, do PSDB.

* Para fechar a ronda nacional das convenções, acontece domingo, em São Paulo, a do PRB. A tendência, até o momento (nunca se sabe, nunca se sabe), é de confirmação do apoio à reeleição da dobradinha Dilma/Temer.

* Há a possibilidade de emoção, ainda, na segunda-feira, o último dia para a definição dos candidatos. Consta que será nesse dia, apenas, que Aécio Neves dirá o nome de seu vice.

* O Palácio do Planalto confirmou nesta quarta as mudanças no ministério. César Borges deixa o ministério dos Transportes e assume a secretaria de Portos. Para seu lugar volta Paulo Sérgio Passos.

* É algo para conferir, mas em princípio Santa Maria (sim, tem a Travessia Urbana chegando aí) fica na mesma. Afinal, tudo começou com Passos, que agora retorna.

Na sessão, o Procurador Rodrigo Janot, que defendia o trabalho externo aos réus (foto José Cruz/ABr)
Na sessão, Procurador Rodrigo Janot, que defendia o trabalho externo aos réus (foto José Cruz/ABr)

* Dois dos condenados pela Ação Penal 470, também conhecida como processo do mensalão, José Genoíno e José Dirceu, tiveram sua situação analisada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira. E com resultado oposto.

* Por uma maioria de oito votos contra dois, o STF negou pedido da defesa de Genoíno, que o queria cumprindo sua pena (quatro anos e oito meses) em regime domiciliar.

* E por nove votos contra um, José Dirceu teve aceito o pedido (negado por Joaquim Barbosa, que, por sinal, não apareceu no Supremo) para trabalho externo – já que sua pena é no regime semiaberto.

* Dirceu, cujo pedido tinha inclusive parecer favorável do Ministério Público, vai trabalhar no escritório do advogado José Gerardo Grossi.

* Outros condenados, que também podem se beneficiar do trabalho externo, terão sua situação definida apenas pelo relator, Luiz Roberto Barroso, por conta do recesso do Judiciário, que está começando.

* Quem espera por uma decisão, a ser tomada na próxima semana, são o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-deputado Romeu Queiroz e o advogado Rogério Tolentino.

* Uma dica para os estudantes do ensino médio ou superior interessados em estágio remunerado na Prefeitura, com 61 vagas disponíveis: o processo de inscrição tem o prazo encerrado nesta sexta-feira. Portanto, é bom se agilizar.

Daniel Coronel, vice-reitor Paulo Bayard e Honório Nascimento, o homenageado (foto Divulgação)
Daniel Coronel, vice-reitor Paulo Bayard e Honório Nascimento, o homenageado (foto Divulgação)

* A inscrição é no CIEE (Venâncio Aires, 2035, 5º andar). Para saber quais os cursos e como será a seleção, confira o material da Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI).

* Mais de uma centena de pessoas no “Café com Autores”, que aconteceu na manhã passada no Salão Imembuí, prédio da Reitoria, no Campus – em promoção da Editora da UFSM.

* Para saber mais, acesse o sítio da Editora (AQUI), mas o mais significativo, talvez, tenha sido a homenagem prestada ao ex-diretor Honório Rosa Nascimento.

* Ele recebeu uma distinção do atual diretor, Daniel Arruda Coronel, num ato que, claro, emocionou a todos – que também asistiram ao lançamento oficial das novas marcas da Editora, Livraria e Grife da UFSM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo