Por Maiquel Rosauro
O Progressistas é a sigla que mais apresentou candidatos às Prefeituras da Região Central do Rio Grande do Sul. Em 40 municípios, o PP tem concorrentes ao Executivo em 29. Por outro lado, Republicanos e Cidadania têm apenas um prefeiturável, respectivamente, Jader Maretoli e Evandro Behr, ambos em Santa Maria.
Conforme o coordenador regional do PP e presidente municipal do partido em Santa Maria, Mauro Bakof, a grande quantidade de candidatos deve-se à tradição da sigla no interior do Estado e os planos para 2022.
“O objetivo do partido é que o senador Luis Carlos Heinze concorra ao governo do Estado. Para isso, é preciso uma boa base e conquistar diversas prefeituras”, explica Bakof.
O fato de Santa Maria ter Sergio Cechin (PP) como candidato a prefeito também é considerado importante para as campanhas na região, uma vez que o número do partido aparece na televisão para os telespectadores de diversos municípios.
A legenda que mais se aproxima do PP em prefeituráveis na região é o MDB, com 25. Em terceiro está o PT, com 13. No total, 14 agremiações apresentaram candidatos (confira detalhes no infográfico no topo da página).
Destaque para Rosário do Sul e Cachoeira do Sul. Ambas possuem sete candidatos.
No total, são 114 prefeituráveis, 103 homens e 11 mulheres.
Confira, no mapa interativo abaixo, os municípios e seus candidatos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.