CongressoDestaque

CONGRESSO. Deputado santa-mariense se coloca como opção para disputa do comando da Câmara

Grupo do atual presidente, Rodrigo Maia, tem três nomes. Um é Paulo Pimenta

Deputado federal santa-mariense quer disputar a indicação dentro do bloco do atual presidente, Rodrigo Maia (foto Reprodução)

Reproduzido do portal Universo Online / Texto de Eduardo Militão

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) deve disputar a indicação dentro do bloco parlamentar liderado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para a sucessão no comando da Casa. O bloco é considerado forte até por adversários, mas o candidato ainda não foi definido. Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) são cotados, mas, para entrar no bloco, o PT exigiu colocar um terceiro nome para decidir.

Neste sábado (19), petistas chegaram ao nome de Paulo Pimenta. Ninguém mais se ofereceu até o momento. Mas a deputada Gleisi Hoffman (PT-PR) mencionou que poderia ser uma mulher, como Benedita da Silva (PT-RJ) e, fora do partido, Lídice da Mata (PSB-BA) ou Luiza Erundina (PSOL-SP).

O bloco formado por Maia tem 11 partidos, de direita, esquerda e centro. Eles estimam ter 281 votos até o momento, o que, em tese, seria suficiente para vencer no primeiro turno.

Quem for o candidato desse grupo vai disputar as eleições com o líder do PP, Arthur Lira (AL), que tem dez partidos. Eles contabilizam pelo menos 200 votos. A ideia é ir ao segundo turno e vencer com apoio de vários dissidentes do bloco de Maia.

A votação é secreta e, portanto, líderes e caciques partidários não têm controle sobre como os parlamentares votarão. Lira tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de políticos de extrema-direita, mas também da direita, do centro e, veladamente, de setores da oposição.

Hoje (sábado), Rodrigo Maia divulgou a íntegra da carta de formação do bloco, lida ontem (sexta) por ele. O deputado tornou-se um “adversário leal”, segundo suas próprias palavras, do presidente da República, e quer derrotar Lira.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo