DAY-AFTER. Nádia Gerhard indica que seguirá edil na capital, e Roberto Fantinel está a um passo da AL
Efeito do 2º turno: Santa Maria e região devem mesmo ganhar um deputado
Por Claudemir Pereira
A vereadora eleita de Porto Alegre, Nádia Gerhard (DEM), a Comandante Nádia, em pelo menos duas entrevistas nesta segunda-feira, uma ao programa Pampa Debates (TV Pampa), outra ao Diário, confirmou que a tendência é que abra mesmo mão da vaga de suplente da Assembleia Legislativa.
Se decidisse assumir no Palácio Farroupilha, o risco seria muito grande. O primeiro é trocar quatro anos certo na Câmara da capital por apenas, no máximo, 15 meses na Assembleia (em abril do próximo ano, no máximo, o titular Juvir Costella, hoje secretário do Governo Leite, retorna para se desincompatibilizar). O segundo é o risco de perder o mandato, porque o MDB, partido pelo qual se elegeu em 2018, o requereria na Justiça.
Enfim, diante disso, está mesmo aberto o caminho para, a partir de janeiro, Santa Maria e região contarem com mais um parlamentar. No caso, o emedebista Roberto (Beto) Fantinel, quarto suplente em 2018, com 29.753 votos conquistados, dos quais 3.443 em Santa Maria – onde foi o sétimo mais votado.
Ao site, nesta segunda-feira, Fantinel, que é nascido em Dona Francisca (onde foi vereador) e, além de presidente estadual da Juventude emedebista, assessorou o ex-governador José Ivo Sartori, não escondeu sua satisfação. E mais: disse querer “ocupar um espaço de representatividade que as lideranças políticas reclamam em favor do desenvolvimento da região”.
O futuro deputado também declarou conhecer “as demandas locais e regionais, sejam elas de infraestrutura, de saúde e dos gargalos que impedem o desenvolvimento. Quero ser um aliado do desenvolvimento regional. Da mesma forma conheço as deficiências da estrutura do estado e a necessidade de modernização.”
PASSO A PASSO. Mas, afinal, como se chegou a essa situação, boa para a cidade e a região, em que Beto Fantinel pode chegar à Assembleia, ainda que na quarta suplência?
O fato é que tudo começou com a eleição de dois titulares – Sebastião Melo em Porto Alegre e Fábio Branco em Rio Grande. Nos lugares deles assumem, agora definitivamente, os agora suplentes Carlos Burigo e Patrícia Alba.
Há ainda uma terceira vaga, por conta de um titular, Juvir Costella, ser secretário de governo. É onde entra a Comandante Nadia, que recusará. Por isso, assume o quarto, justamente Fantinel. Que só deixará de ser deputado em abril de 2022, quando Costella voltará à Assembleia para concorrer novamente. Antes também. Mas isso só se o MDB abandonar o secretariado de Leite.
Comandante Nádia é conhecida, seguidamente aparece no Pampa Debates. Um dos caminhos para o Piratini passa pela prefeitura de POA.
1) Quem?
2) Quem?