DestaqueJornalismoSaúde

No caso da vacina da Covid-19, Bolsonaro foi o guarda da esquina de Trump – por Carlos Wagner

E como a imprensa se comportou (e se comporta) em relação à imunização

O presidente Jair Bolsonaro e seu ídolo, Donald Trump (Fotos Reprodução)

Uma conversa muito antiga que circula nas redações diz que o problema no fascismo é o guarda da esquina, que interpreta e executa ao seu modo as decisões dos líderes. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), elegeu o seu colega dos Estados Unidos Donald Trump (republicano) como seu grande líder. E seguiu os passos dele em vários assuntos, principalmente nos relacionados à Covid-19. Tal como Trump, Bolsonaro é negacionista. E usou todo o seu poder para sabotar quem acreditasse em contrário, incluindo dois de seus ministros da Saúde, os médicos Luiz Henrique Mandetta, demitido e substituído por Nelson Teich, que se demitiu. Eles seguiam as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e não as do presidente. Bolsonaro colocou como ministro da Saúde o general da ativa do Exército Eduardo Pazuello,, que segue suas ordens. Trump também boicotou e demitiu médicos, cientistas e técnicos experimentados da área de saúde. Mas investiu na busca da cura da doença: vacinas. Bolsonaro fez vistas grossas para a vacina. Resultado: os americanos estão sendo vacinados e os brasileiros ainda não. O presidente do Brasil agiu em relação a Trump como o guarda da esquina que mencionei na abertura do texto.

Trump concorreu à reeleição e perdeu para Joe Biden (democrata), que assume no dia 20 de janeiro. Mas a vacinação dos americanos começou no seu governo, isso ninguém tira dele. Mesmo que, por conta do seu negacionismo, os Estados Unidos sejam o campeão no número de mortos pela Covid-19 no mundo. São 200 mil, quase quatro vezes mais que o número de soldados mortos na Guerra do Vietnã. O Brasil figura em segundo lugar no número de mortos pelo vírus, são 180 mil. E devido às confusões armadas pelo presidente na questão da vacina, os brasileiros estão assistindo não apenas os americanos serem vacinados. Mas também os britânicos e logo mais os canadenses e os chilenos. Enquanto isso, a população vive com a angústia de poder ser a próxima vítima da Covid-19. Como a história do caso da vacina vai terminar? Creio que saberemos nas próximas duas semanas. Enquanto isso seguem morrendo 900 brasileiros por dia. Aqui é o seguinte. Há uma questão que nós jornalistas precisamos refletir. Andei relendo vários conteúdos que publicamos nos jornais (papel e site), rádios, TVs e outras plataformas sobre os rolos armados pelo presidente na questão da Covid.

De tudo que reli me chamou a atenção que praticamente deixamos perdidos nos nossos textos o fato de que a lambança armada pelo presidente no Ministério da Saúde acabaria deixando o Brasil de fora da corrida da vacina. Lembro que o assunto da vacina começou a tomar corpo nos últimos quatro meses. Mesmo assim, o grosso das nossas matérias teve como foco a questão da disputa política nas eleições presidenciais em 2022. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), viu que o comportamento do presidente referente à vacina havia criado uma oportunidade para fortalecer a sua candidatura em 2022 e apostou na vacina chinesa. Bolsonaro, que vai concorrer a reeleição, apostou na vacina da Universidade de Oxford, no Reino Unido. O foco das nossas matérias vinha sendo a disputa política entre os dois. A imprensa só veio a se dar por conta de que os brasileiros ficariam para trás na vacinação quando os britânicos começaram a ser vacinados, na segunda semana do mês (dezembro/2020). A situação seria diferente se lá no meio do ano nós começássemos a bater na história de que as lambanças do presidente acabariam nos jogando na atual situação? Provavelmente sim. Mas aqui quero dizer aos meus colegas uma coisa, principalmente aos jovens repórteres que estão na correria das redações na cobertura do dia a dia. Até 2012, as redações do Brasil tinham um grande contingente de repórteres, editores e pessoal de apoio. Um assunto era debatido na reunião dos editores, depois entre os repórteres e, por último, na hora de baixar a matéria. Ou seja, tinha-se várias oportunidades de “virar a matéria” -transformar uma nota de pé de página na manchete do jornal. E o assunto continuava sendo discutido no boteco.

Isso hoje não existe mais porque as empresas demitiram em massa os jornalistas nos últimos anos. Essas demissões resultaram na fusão de redações de vários veículos (jornais, revistas, rádios e TVs), o que aumentou a carga de trabalho do repórter que hoje faz texto, foto, áudio e imagem. E, por consequência, diminui a qualidade das matérias. Por conta desse esvaziamento das redações começou a se concretizar uma rede de informações interessante e boa qualidade formada por sites, blogs especializados e outras plataformas de comunicação. Tudo leva a crer que no futuro acontecerá uma ligação entre essas redes com a imprensa de massa. No Brasil, os grandes veículos de comunicação ainda são as TVs abertas e as rádios. Dito isso, vamos arrematar a nossa conversa. Os quadros de dirigentes, técnicos e outros assessores do governo Bolsonaro, com raras exceções que cabem nos dedos de uma mão, são inexperientes e de baixa qualidade técnica. A administração federal está praticamente parada. A grande produção do governo é a confusão. Se tirar a confusão fora, não resta nada. Apenas um bando de gente correndo para todos os lados sem saber o que fazer. É por isso que nós estamos nesse atoleiro no caso das vacinas. Não é questão de falta de dinheiro, capacidade técnica instalada e rede de saúde pública e privada. É porque o governo Bolsonaro não sabe o que fazer. E fica inventando confusão para tirar o foco do que interessa. É por aí, colegas.

(*) O texto acima, reproduzido com autorização do autor, foi publicado originalmente no blog “Histórias Mal Contadas”, do jornalista Carlos Wagner.

SOBRE O AUTOR:  Carlos Wagner é repórter, graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pela UFRGS. Trabalhou como repórter investigativo no jornal Zero Hora de 1983 a 2014. Recebeu 38 prêmios de Jornalismo, entre eles, sete Prêmios Esso regionais. Tem 17 livros publicados, como “País Bandido”. Aos 67 anos, foi homenageado no 12º encontro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), em 2017, SP.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Dando risada porque vermelhinhos acreditam em ‘provocação’, o que é sempre muito engraçado.
    Como não pode ser o Cavalão e nem Dória, qual a alternativa? O Molusco? Kuakuakuakuakua!
    Total de mortos na guerra do Vietnã chega a dois milhões. Midia acéfala vive de chutes e noticias superficiais. Sem falar nas Fake News. ‘Brasil foi o ultimo a abolir a escravidão’, noutro dia na TV Diário. ‘China já tem computador quantico’, ‘opinião’ de debatedor. Fatos viraram questão de opinião.
    Baixa qualidade das matérias tem a ver com a exigência de diploma. No momento que os jornalistas ganharam faculdade exclusiva, com a queda na qualidade de ensino, o analfabetismo funcional grassou na profissão (não é só nas outras). Midia tradicional começou a competir com a rede e começou a misturar noticia com entretenimento (a informalidade global, jeitão carioca de ser). A manipulação politica do noticiário ficou escancarada. Resultado final, jornalistas não têm credibilidade a não ser na própria claque/bolha.
    O problema, que é estrutural vai permanecer depois do governo Cavalão, é que as IFES não tem capacidade de desenvolver vacina em tempo hábil. Publicar manchetes elogiando é fácil, mas na hora da onça beber água as deficiências aparecem. Depois que a tormenta passar vai surgir uma vacina brasileira que vai ser noticiada como ‘grande feito’.
    Fora a capacidade biotecnológica, existe outro aspecto. Existe a tentativa de passar a ideia, sub-repticiamente, de que o Brasil é igual aos EUA, Canada, UK. Não é. Exemplo. Na invasão do Iraque o presidente da organização que fiscaliza as armas químicas era um brasileiro. Contrariou interesses americanos e perdeu o cargo em uma semana ou duas. Isto se chama ‘poder’ e isto o pais tupiniquim não tem.
    Resumo da opera é simples. Tentam criar uma realidade paralela com fins políticos. Podem continuar, rende boas risadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo