DestaqueRegião

REGIÃO. Dinossauros em Agudo, Natal dos Sonhos cancelado em Júlio e óbito por covid em São Gabriel

Réplicas de dinossauros foram produzidas no CAPPA/UFSM, na Quarta Colônia

Prefeitura de Agudo recebeu réplicas do Bagualosaurus agudoensis e do Exaeretodon riograndensis (Foto Prefeitura de Agudo)

Por Maiquel Rosauro

O prefeito de Agudo, Valério Trebien (MDB), e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Müller, receberam na manhã desta terça-feira (1º) uma reconstrução em tamanho natural de dois fósseis provenientes do afloramento paleontológico Sítio Janner, na Várzea do Agudo. As peças representam o dinossauro Bagualosaurus agudoensis, que viveu na região há cerca de 230 milhões, e o cinodonte Exaeretodon riograndensis.

Bagualosaurus é um dos primeiros representantes de sua linhagem. Seus fósseis, bastante raros, só foram encontrados em Agudo. Já Exaeretodon é uma das espécies triássicas coletadas em maior abundância no Estado.

As réplicas foram produzidas a partir dos espécimes originais no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) pelo atual diretor da instituição, Flávio Augusto Pretto, com a colaboração de Débora Moro e Jossano Morais, estudantes da UFSM. Os materiais usados na confecção foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Agudo.

Júlio de Castilhos

A segunda edição do Natal dos Sonhos, em Júlio de Castilhos, teve sua programação cancelada devido à bandeira vermelha no Programa de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Desta forma, os shows previstos, a praça de alimentação e feira natalina não serão realizados. Apenas a decoração natalina está mantida.

São Gabriel

O Comitê Covid-19 de São Gabriel registrou a 29ª morte pelo coronavírus no município. Trata-se de uma mulher de 78 anos com comorbidades. Ela apresentava sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC).

São Sepé

O município registra 28 casos ativos de covid-19, cerca de 20% a mais do que na semana passada. Apesar do crescimento, o secretário municipal de Saúde de São Sepé, Marcelo Ellwanger, considera que a situação está sob controle. Contudo, a Prefeitura alerta que aglomerações de qualquer tipo devem ser evitadas, sobretudo um hábito comum dos sepeenses: as reuniões de final de tarde na Avenida Getúlio Vargas.

Santiago

As secretarias de Desenvolvimento Social e a de Desenvolvimento Econômico, de Santiago, estão promovendo a campanha Doar Faz Bem. A iniciativa visa arrecadar doações de brinquedos para crianças carentes. As doações podem ser entregues nas sedes das duas pastas ou nas instituições parceiras.

Ivorá

A Prefeitura de Ivorá contrata, via processo seletivo simplificado, um profissional para atuar como farmacêutico pelo prazo determinado de até 30 dias. A remuneração é de R$ 5.298,16. As inscrições serão recebidas pela Comissão designada, junto à sede do Município, Avenida Garibaldi, 1098, das 8h às 12h30min, entre os 7 e 9 de dezembro. Confira o EDITAL.

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo