DestaqueEducaçãoSanta MariaTrabalho

UFSM. Sindicato docente tem, oficialmente, uma nova direção. Assumiu a chapa “Renova Sedufsm”

Laura Fonseca, a presidente, e demais integrantes, empossados em ato virtual

Diretoria ‘Renova Sedufsm’, empossada na quinta-feira, é presidida pela professora Laura Regina da Fonseca (Imagem de Reprodução)

Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm / Por Bruna Homrich

A chapa “Renova Sedufsm”, eleita para dirigir o sindicato nos próximos dois anos (biênio 2020-2022), foi empossada na última quinta-feira, 3 de dezembro, em assembleia virtual realizada via Google Meet. Quase 90 pessoas assistiram à cerimônia, dentre ex e novos diretores, antigos e novos conselheiros, representantes de outros sindicatos e centrais sindicais, entidades do movimento estudantil e dirigentes das demais seções sindicais do ANDES-SN no Rio Grande do Sul. Na ocasião também foram empossados os 10 novos membros titulares e os 6 novos suplentes do Conselho de Representantes.

Em tempos pré-pandêmicos, tal cerimônia teria sido realizada no auditório Suze Scalcon, localizado na sede da Sedufsm, e no qual, após os ritos simbólicos de entrega da direção, ocorreria um coquetel e algumas horas de confraternização.

Mas embora o isolamento tenha demandado adaptações na ordinariedade dos processos, os eixos principais do protocolo mantiveram-se: de início, a ex secretária-geral, Maristela Souza, apresentou o relatório da gestão “Classista, autônoma e democrática”, referente ao período 2018-2020. Contendo 65 páginas, o relatório é um documento no qual estão expressas as atividades desenvolvidas pelo sindicato nos dois últimos anos em nível local, estadual e nacional. No relatório estão quantificadas, por exemplo, todas as assembleias da categoria, além de plenárias unificadas dos três segmentos da UFSM – docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação – e mobilizações de rua. Quem quiser conferir o relatório na íntegra, basta rolar a página inicial de nosso site até o final e acessar a aba “Documentos e relatórios”. Lá o arquivo estará disponível para download.

Júlio Quevedo, agora ex-presidente, ressaltou que a gestão que se encerra trabalhou, especialmente via Grupos de Trabalho (GT’s) do ANDES-SN, para combater todas as formas de opressão – machismo, racismo, lgbtfobia, capacitismo – e projetos danosos ao meio ambiente, a exemplo dos projetos de mineração no Rio Grande do Sul.

“Sou sindicalizado há 31 anos. Quando cheguei à UFSM, meus dois primeiros atos foram: ato de posse na reitoria e ato de filiação ao sindicato”, contou Quevedo.

Palavra da presidenta

Laura Regina da Fonseca, docente do departamento de Serviço Social da UFSM, é a nova presidenta da Sedufsm. Em seu discurso de posse, disse ser uma honra assumir a direção do sindicato e ressaltou que a vitória foi coletiva e consagrada ao conjunto dos sindicalizados e sindicalizadas. Ela ainda frisou que a nova diretoria cumpre requisitos importantes de representatividade, a exemplo de 72% de seus cargos serem ocupados por docentes mulheres e de a gestão ter diretores pertencentes aos mais variados centros de ensino da UFSM, além de integrar, também, ativos e aposentados – como a professora Marian Noal Moro, aposentada do CCNE e vice-presidente da Sedufsm entre 1996-1998.

“Um sindicato para toda a categoria é aquele que desenvolve uma política voltada às demandas concretas e cotidianas dos professores e professoras da UFSM e que está atento e respeita a pluralidade docente que se expressa nos espaços da universidade e do sindicato, sem descuidar do enfrentamento aos grandes temas nacionais que afetam a Universidade pública, a atividade docente, as condições de trabalho e a dignidade da categoria”, diz a docente.

E continua: “Um sindicato para toda a categoria é aquele que é reconhecido como entidade da categoria, por todos os professores e professoras como seu legítimo representante e que não se furta em construir a efetiva luta unitária e classista com os diversos sindicatos, entidades estudantis e movimentos sociais que se mobilizam em defesa da educação, dos serviços públicos e da democracia”.

Laura diz que a nova diretoria reconhece o quão desafiador é o contexto em que toma posse, visto que, além do desgoverno de Jair Bolsonaro e seus braços aliados em estados e municípios, o país e o mundo enfrentam os impactos da pandemia de Covid-19. Mais de 175 mil mortos e a expansão de processos de flexibilização e precarização do trabalho podem ser citados entre tais impactos…

… Conheça a nova diretoria

Abaixo, veja quem são os novos diretores e diretoras da Sedufsm no biênio 2020-2022:

Presidente: Laura Regina da Silva Câmara Maurício da Fonseca (departamento de Serviço Social – CCSH)

Vice-presidente: Ascísio dos Reis Pereira (departamento de Fundamentos da Educação – CE)

Secretária-geral: Márcia Morschbacher (departamento de Metodologia do Ensino – CE)

Primeira secretária: Teresinha Heck Weiller (departamento de Enfermagem – CCS)

Tesoureira-geral: Liane de Souza Weber (departamento de Engenharia Rural – CCR)

Primeira-tesoureira: Rosane Beatriz O. Severo (departamento de Processamento de Energia Elétrica – CT)

Primeiro suplente: Leonardo da Rocha Botega (departamento de ensino – Colégio Politécnico)

Segunda suplente: Neila Cristina Baldi (curso de Dança)

Terceira suplente: Marian Noal Moro (docente aposentada do CCNE)

Conselho de Representantes

Veja, abaixo, quem são os membros titulares e suplentes do Conselho de Representantes até 2022:

Membros Titulares

Marcos Botton Piccin (departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural – CCR)

Giuliana Redin (departamento de Direito)

Belkis Souza Bandeira (departamento de Fundamentos da Educação – CE)

Everton Lazzaretti Picolotto (departamento de Ciências Sociais – CCSH)

Nara Vieira Ramos (departamento de Fundamentos da Educação – CE)

Ada Machado Silveira (departamento de Ciências da Comunicação – CCSH)

Monica Correa Barboza (departamento de Desportos Individuais – CEFD)

Adayr da Silva Ilha (departamento de Ciências Econômicas – CCSH)

 Elena Blume (departamento de Defesa Fitossanitária – CCR)

Jose Iran Ribeiro (departamento de Metodologia do Ensino – CE)

Membros Suplentes

Renato Santos de Souza (departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural – CCR)

Reinaldo Pedroso da Silva (docente aposentado do CAL)

Cicero Urbanetto Nogueira (Colégio Politécnico)

Diniz Fronza (Colégio Politécnico)

Jorge Alberto Soares Cruz (departamento de Arquivologia – CCSH)

Romario Urbanetto Nogueira (Colégio Técnico Industrial)”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo