CidadaniaPrefeituraTrânsito

TRÂNSITO. Blitz multa 12 motoristas. “Essa vaga (de idoso ou deficiente) não é sua nem por um minuto”

Na ação desta terça-feira, agentes de trânsito emitiram notificação para motoristas que ocupavam vagas irregularmente. E foram 12 em 62

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Com a intenção de conscientizar os motoristas que utilizam as vagas de estacionamento de Santa Maria, a Prefeitura Municipal realizou, na manhã desta terça-feira (18), uma blitz fiscalizatória e educativa em sete ruas centrais da cidade. Com o slogan “Essa vaga não é sua nem por um minuto!”, a campanha busca orientar os condutores sobre o uso indevido de vagas exclusivas para idosos e deficientes físicos.

A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Programa de Segurança e Educação para o Trânsito (EducaTrânsito) e da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, fiscalizou vagas de estacionamento nas ruas José Bonifácio, Pinheiro Machado, Doutor Bozano, Duque de Caxias, Tuiuti, Doutor Pantaleão e Professor Braga. Ao todo, foram 62 vagas fiscalizadas, o que gerou 12 notificações, para motoristas que ocuparam a vaga sem possuir credencial ou que haviam colocado o documento em um local não visível.

Conforme a coordenadora do Programa EducaTrânsito, Roseli Silveira, durante a ação, a equipe de servidores e agentes de trânsito percorre as ruas da cidade e, ao chegar nas vagas regulamentadas, verifica se o carro estacionado conta com a credencial de idoso ou para deficiente físico. Caso o veículo não possua a credencial, que deve ser deixada em um local visível do painel, é emitida a notificação, que gera uma multa de trânsito, além de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possível remoção do veículo. Além disso, durante a ação, são colocados nos veículos e disponibilizados para os motoristas que se encontram no local, materiais informativos e educativos, como forma de conscientizar os motoristas.

“É uma ação fiscalizatória, mas que é educativa também. Queremos evitar que as pessoas utilizem de forma indevida as vagas, que elas tenham consciência sobre isso e respeito por quem precisa do estacionamento”, explica Roseli.

As ações da campanha são feitas diariamente e intensificadas em dias específicos, como por exemplo, nesta terça-feira. De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana do Município, Sandra Rebelato, além de ser necessário que a população em geral respeite as vagas que são exclusivas, também é importante que os idosos e as pessoas com deficiência físicas utilizem as vagas especificamente destinadas a eles.

“Essa é uma campanha muito importante, pois busca diminuir as dificuldades das pessoas com alguma deficiência de locomoção e daquelas com idade mais avançada. É preciso que cada um faça a sua parte”, destacou a secretária.

VAGAS ESPECIAIS DE ESTACIONAMENTO

Quem necessita utilizar as vagas especiais de estacionamento, pode confeccionar uma credencial, no Protocolo Geral da Secretaria de Mobilidade Urbana, diretamente no 1º andar do Centro Administrativo (Rua Venâncio Aires, 2,277). Para confeccionar o documento, é preciso apresentar xerox do documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, credencial vencida (para o caso de atualização) e, no caso de credencial para deficiente físico, o laudo médico.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo